Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Gastroenterologia

Hepatologia

Leia o caso clínico a seguir. Um paciente do sexo masculino de 45 anos, com antecedentes de alcoolismo e diagnóstico prévio de cirrose hepática, é internado na enfermaria com história de aumento progressivo do volume abdominal nos últimos 60 dias e edema de membros inferiores. Há três dias, passou a apresentar sonolência e dislalia. Ao exame físico, paciente apresentava-se sonolento, ictérico (++/4+), aranhas vasculares no tronco, hipotrofia muscular em mmss, ginecomastia, presença de flapping, abdome globoso, com sinal do piparote presente, edema de mmii (2+/4+). Exames laboratoriais revelaram: hemograma: Hem - 3,5 x 10 (elevado a 6), Hto: 34%, Hgb: 10,6 g/dl; leucócitos: 3000/mm3 (2-60-03-35-03-02), plaquetas: 80.000/ml; albumina sérica de 2,6 g/dl; sódio sérico de 129 mEq/l; creatinina sérica de 1,5 mg/dl; bilirrubina total de 4,5 mg/dl; atividade de prototrombina de 30% (> 6 seg acima do controle). Conforme a classificação de Child-Turcotte-Pugh, esse paciente pode ser considerado como Child:

A
A, 5 pontos.
B
B, 9 pontos.
C
C, 14 pontos.
D
B, 11 pontos.
Uma paciente feminina, 70 anos de idade, procura a emergência, apresentando cefaleia bitemporal pulsátil contínua, astenia, escotomas visuais, dificuldade de mastigação, dor à palpação de região temporal e velocidade de hemossedimentação elevada. A conduta indicada para abordagem inicial dessa paciente é:
Um homem, 30 anos, apresenta quadro clínico e radiológico muito sugestivo de tuberculose e 3 exames de escarro negativos para BAAR. A conduta para esse paciente, é:
A cirurgia de escolha para a reconstituição biliodigestiva, após a ressecação do cisto de colédoco, é a:
Um recém-nascido (RN) a termo (Idade Gestacional = 37 semanas), nascido de parto cesárea, Apgar 8 (1o min) e 9 (5o min) inicia logo após o nascimento com taquipneia (FR=80 rpm) e gemência. O RX de tórax mostra hiperinsuflação pulmonar, infiltrado peri-hilar simétrico e presença de líquido nas cisuras interlobares (cisurite). O RN recebe oxigenioterapia e apresenta resolução clínica do quadro em três dias. O diagnóstico provável é:
Compartilhar