Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Infectologia

Hematologia

Nefrologia

Obstetrícia

Leia o caso clínico a seguir. Um paciente de 28 anos, do sexo masculino, procurou atendimento médico devido a edema generalizado há dois meses, hipertensão arterial, história prévia de três episódios de hematúria macroscópica isolada nos últimos dois anos, sem investigação. Os exames solicitados revelaram: creatinina = 1,5 mg/dl, ureia = 52 mg/dl, dosagem de C3 normal, EAS com proteinúria +++, hemácias= 55000, pesquisa de hemácias dismórficas na urina positiva com presença de acantócitos, proteinúria = 3,9 g/24horas, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia, sorologias positivas para vírus B, C e HIV negativas, FAN não reagente, ultrassom renal com rins de tamanho e volume normais. Foi submetido à biópsia renal percutânea.Os achados histopatológicos e o diagnóstico mais provável, nesse caso, são, respectivamente:

A
Presença de depósitos subepiteliais (spikes) com espessamento das alças capilares - glomerulonefrite membranosa.
B
Espessamento das alças capilares com aspecto de duplo contorno - glomerulonefrite rapidamente progressiva.
C
Proliferação mesangial com expansão de matriz mesangial e depósito de IgA e C3 no mesângio - nefropatia por IgA.
D
Glomerulonefrite proliferativa com predomínio de infiltrado neutrofílico - glomerulonefrite difusa aguda (GNDA).
São exames potencialmente úteis na diferenciação entre insuficiência renal aguda e crônica, EXCETO:
Das afirmações abaixo podemos dizer que está ERRADA qual alternativa ?
NÃO é indicação de tratamento cirúrgico da hérnia umbilical em crianças menores que quatro anos: Referência: TOWSEND, C. M. e colaboradores. Sabiston, Tratado de cirurgia : a base biológica da moderna prática cirúrgica. Editora Elsevier, 3ª tiragem, 2005.
Leia o caso a seguir. Um lactente de 18 meses apresenta história de obstipação desde o nascimento. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, não anda e não fala. Nasceu a termo com peso de 3000 g e estatura de 49 cm e apresentou icterícia neonatal tardia com duração prolongada. Ao exame, apresenta estatura abaixo do percentil 3 (OMS), língua protusa, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera. Fontanela anterior aberta. Abdome globoso com hérnia inguinal. Diante desse caso clínico, qual o exame complementar obrigatório para confirmação diagnóstica?
Compartilhar