Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Infectologia

Hematologia

Nefrologia

Obstetrícia

Leia o caso clínico a seguir. Um paciente de 28 anos, do sexo masculino, procurou atendimento médico devido a edema generalizado há dois meses, hipertensão arterial, história prévia de três episódios de hematúria macroscópica isolada nos últimos dois anos, sem investigação. Os exames solicitados revelaram: creatinina = 1,5 mg/dl, ureia = 52 mg/dl, dosagem de C3 normal, EAS com proteinúria +++, hemácias= 55000, pesquisa de hemácias dismórficas na urina positiva com presença de acantócitos, proteinúria = 3,9 g/24horas, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia, sorologias positivas para vírus B, C e HIV negativas, FAN não reagente, ultrassom renal com rins de tamanho e volume normais. Foi submetido à biópsia renal percutânea.Os achados histopatológicos e o diagnóstico mais provável, nesse caso, são, respectivamente:

A
Presença de depósitos subepiteliais (spikes) com espessamento das alças capilares - glomerulonefrite membranosa.
B
Espessamento das alças capilares com aspecto de duplo contorno - glomerulonefrite rapidamente progressiva.
C
Proliferação mesangial com expansão de matriz mesangial e depósito de IgA e C3 no mesângio - nefropatia por IgA.
D
Glomerulonefrite proliferativa com predomínio de infiltrado neutrofílico - glomerulonefrite difusa aguda (GNDA).
Um homem de 30 anos, anteriormente saudável, se queixa de dificuldade de engolir líquidos e regurgitação ocasional. Pesquisas manométricas mostram um aumento na pressão no corpo esofágico. O diagnóstico mais provável é:
Os sinais abaixo são encontrados no paciente com insuficiência hepática, exceto:
A metaplasia mieloide pode ser encontrada nas condições abaixo descritas, exceto:
Qual a alternativa que completa o seguinte texto: A ___________________ é uma doença de etiologia _________________, que acomete predominantemente o sexo _________________, na faixa etária ________________.
Compartilhar