Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Infectologia

Hematologia

Nefrologia

Obstetrícia

Leia o caso clínico a seguir. Um paciente de 28 anos, do sexo masculino, procurou atendimento médico devido a edema generalizado há dois meses, hipertensão arterial, história prévia de três episódios de hematúria macroscópica isolada nos últimos dois anos, sem investigação. Os exames solicitados revelaram: creatinina = 1,5 mg/dl, ureia = 52 mg/dl, dosagem de C3 normal, EAS com proteinúria +++, hemácias= 55000, pesquisa de hemácias dismórficas na urina positiva com presença de acantócitos, proteinúria = 3,9 g/24horas, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia, sorologias positivas para vírus B, C e HIV negativas, FAN não reagente, ultrassom renal com rins de tamanho e volume normais. Foi submetido à biópsia renal percutânea.Os achados histopatológicos e o diagnóstico mais provável, nesse caso, são, respectivamente:

A
Presença de depósitos subepiteliais (spikes) com espessamento das alças capilares - glomerulonefrite membranosa.
B
Espessamento das alças capilares com aspecto de duplo contorno - glomerulonefrite rapidamente progressiva.
C
Proliferação mesangial com expansão de matriz mesangial e depósito de IgA e C3 no mesângio - nefropatia por IgA.
D
Glomerulonefrite proliferativa com predomínio de infiltrado neutrofílico - glomerulonefrite difusa aguda (GNDA).
A colangite esclerosante, uma doença rara de causa ainda desconhecida, está associada a qual doença intestinal?
Durante a consulta de rotina de um lactante eutrófico de oito meses, observa-se que a hemibolsa escrotal direita está vazia, hipoplásica e o testiculo é palpado na região inguinal ipsilateral. O testículo esquerdo é tópico e tem fimose. A conduta é:
Paciente 62 anos no 22º dia pós-operatorio de colectomia esquerda videolaparoscópica para ressecção neoplasia de cólon com metástase hepática, apresentava-se bem e com boa evolução clínica, porém passou a apresentar dor e edema de todo o membro inferior direito ha 24 horas. Ao exame paciente bem, consciente, orientado, eupneico, pulso cheio, Fc 78bpm. Membro inferior direito: Dor em panturrilha, edema em perna e coxa, cacifo presente, pulsos 3/3+. Sobre o quadro do paciente, é CORRETO afirmar:
Dados os itens sobre fatores de risco para o câncer de próstata, I. Negros e idade avançada. II. Prostatite de repetição e vitamina A. III. Idade avançada e uso de finasterida. verifica-se que está(ão) correto(s)
Compartilhar