Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Neurologia

Leia o caso clínico a seguir. Uma paciente de 25 anos, do sexo feminino, com diagnóstico prévio de migrânia com aura, apresentou piora das crises e se automedicou com sumatriptano em uso contínuo por 10 dias e, apesar da melhora da dor, a paciente evoluiu com parestesia seguida de hemiparesia esquerda de predomínio braquiofacial, hiper-reflexia, Hoffmann e Babinski à esquerda, sem alterações sensitivas ou da consciência e com coordenação preservada, sem rigidez de nuca e demais pares cranianos normais. Essa paciente é obesa e dislipidêmica, sem outras comorbidades. Com base nesses dados clínicos, o diagnóstico topográfico neurológico e a hipótese diagnóstica principal são, respectivamente:

A
Território de artéria cerebral média direita e doença vascular encefálica isquêmica.
B
Território de artéria comunicante anterior e hemorragia subaracnoidea.
C
Território de artéria cerebral anterior direita e doença vascular encefálica hemorrágica.
D
Território de artéria cerebral posterior direita e infarto migranoso.
Na displasia do desenvolvimento de quadril, qual manobra é usada para verificar se o quadril é luxável?
Menino, 11 anos, portador de deficiência idiopática de hormônio de crescimento (GH), repondo este hormônio há 8 meses. Refere dor em joelho esquerdo e leve claudicação, sem febre. Exame físico: ausência de sinais flogísticos articulares, com dor à abdução do quadril esquerdo. A hipótese diagnóstica é:
Paciente com 30 anos, masculino, hígido, subitamente apresenta quadro de dor abdominal em cólica, acompanhado de distensão abdominal e vômitos fecaloides. Nega qualquer intervenção cirúrgica abdominal prévia. O provável diagnóstico e o exame padrão-ouro a ser solicitado para comprovação são:
Nos casos de convulsão febril, marque V, para verdadeiro, ou F, para falso, para quando está indicada a punção lombar. ( ) Idade < 12 meses. ( ) Sinais e sintomas meníngeos. ( ) Estado clínico geral acometido, coma e letargia. ( ) Ausência de etiologia definida para febre. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Compartilhar