Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela “ classificação de Bi- rads IV ’’. A conduta é:
A
Biópsia incisional e exame histopatológico
B
Antibioticoterapia e repetir a mamografia após o tratamento
C
Ressonância nuclear magnética antes de qualquer procedimento invasivo
D
Cultura da secreção e complementar com ultrassonografia
Outras questões
Paciente vítima de queda de moto em área rural, apresenta deformidade em coxa direita, com ferida na pele de aproximadamente 7 centímetros, bastante contaminada, com pulsos distais à lesão presentes, boa perfusão capilar e temperatura do membro preservada. Radiografia de coxa direita demonstra fratura segmentar de fêmur direito. Após lavagem mecanicocirúrgica e debridamento, o cirurgião observa suficiente cobertura óssea pelas partes moles. De acordo com Gustilo e Anderson, esta fratura é classificada como:
Paciente de sexo masculino, 18 anos de idade, apresenta-se à clínica rural com náuseas, vômitos, anorexia, desconforto abdominal, mialgias e icterícia. Relata uso ocasional de álcool e sexualmente ativo. Descreve uso de heroína e cocaína "algumas vezes no passado". Trabalha como cozinheiro em um restaurante local. Perdeu cerca de 15,5 kg desde a última visita à clínica e parece emaciado, com aparência doentia. Ao exame, constata-se que apresenta esclera ictérica e fígado palpável e doloroso abaixo do rebordo costal direito. A respeito da hepatite aguda, qual das opções a seguir é verdadeira?
Um recém-nascido com cardiopatia congênita cianótica, o qual apresenta marcada diminuição da vascularização pulmonar, deve ser tratado inicialmente com:
Com relação à epilepsia na infância, analise as seguintes assertivas: I. A infância é um período da vida particularmente vulnerável ao desenvolvimento de crises epiléticas; II. A expressão clínica das descargas elétricas anormais da crise epilética é compatível com a área cortical estimulada; III. As epilepsias idiopáticas são aquelas em que se identifica um fator causal, mas as crises são refratárias a qualquer tratamento; IV. O início precoce das crises de epilepsia na infância é considerado um sinal de mau prognóstico. Quais estão corretas?