Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela “ classificação de Bi- rads IV ’’. A conduta é:

A
Biópsia incisional e exame histopatológico
B
Antibioticoterapia e repetir a mamografia após o tratamento
C
Ressonância nuclear magnética antes de qualquer procedimento invasivo
D
Cultura da secreção e complementar com ultrassonografia
A cicatrização das feridas apresenta 3 fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona, corretamente, a fase com o número de determinada célula.
Embora a rinite alérgica seja doença de diagnóstico predominantemente clínico, a avaliação laboratorial pode ajudar na identificação etiológica. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta afirmação CORRETA na investigação laboratorial da rinite alérgica?
Em relação à artrite reumatoide, assinale a alternativa INCORRETA:
Tendo recebido uma joelhada no flanco direito, durante uma partida de futebol, um jogador do Jardim Futebol Clube é levado para o hospital. Ao urinar, ele apresentou hematúria macroscópica, e foi, então, realizada uma tomografia de abdome, que revelou trauma renal grau II (pequena laceração cortical e hematoma perirrenal). De acordo com a American Association for the Surgery of Trauma, para o caso desse paciente a conduta adequada é:
Compartilhar