Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Leila, 39 anos, notou aumento da mama com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou-se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela “classificação de Bi-rads 4’’. Cybele amiga de Leila tem 45 anos e apresenta sangramento uterino anormal. Aproveita a consulta para mostrar o resultado do seu preventivo, cujo laudo foi AGUS (Atipias em Células Glandulares de Significado Indeterminado) com processo inflamatório. A conduta é fazer:

A
Colposcopia e histeroscopia.
B
Ultrassonografia e nova citologia em 3 meses.
C
Metronidazol e nova citologia em 6 meses.
D
Colposcopia e ultrassonografia.
Assinale a alternativa correta em relação à gangrena de Fournier.
Homem de 60 anos é avaliado durante plantão. Está internado há 4 dias para tratamento de neutropenia febril e há 36 horas não apresenta diurese. Exame físico evidenciou mucosas algo ressecadas e taquicardia leve (110 bpm). Sondagem vesical extraiu mínima quantidade de urina (< 10 ml). Além de outras condutas, é solicitada a correção da dose do antibiótico em uso para a função renal. O paciente pesa 60 kg, tem 1,60 m de altura. Exame da urgência mostra creatinina = 2,5 mg/dl. Com base nos dados expostos, assinale o item que contenha o clearance de creatinina deste paciente.
Um residente de clínica médica se deparou com um paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica que apresentava pulso paradoxal. O pulso paradoxal se caracteriza por:
De acordo com as normas do Ministério da Saúde o tratamento indicado para um pré-escolar internado com pneumonia aguda que apresenta febre, palidez, tiragem subcostal e vômitos é:
Compartilhar