Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Doenças Respiratórias

Levando-se em consideração o lactente sibilante, assinale a alternativa com a afirmação correta.

A
Os principais componentes da fisiopatologia são hiper-reatividade brônquica, atopia e inflamação das vias aéreas.
B
Asma materna, contato precoce com animais de estimação e ambiente rural são fatores de risco para persistência de asma até a adolescência.
C
O tratamento de escolha na bronquiolite é oxigênio suplementar, broncodilatador inalado e corticoide por 5 a 7 dias.
D
A maioria dos pacientes com doença mais severa apresenta redução da função pulmonar prévia à doença.
E
Em comparação a adolescentes e adultos asmáticos, apresenta mais mastócitos e eosinófilos no lavado broncoalveolar.
Aparecem na HELLP síndrome, na síndrome hemolítico-urêmica e na esteatose hepática da gravidez, respectivamente:
Assinale a alternativa cujos fatores comprovadamente interferem no surgimento de complicações microvasculares no paciente com diabete melito tipo 1, como por exemplo o surgimento de microalbumunúria (como demonstrado no Diabetes Control Complications Trial).
Homem de 48 anos, natural de Paranaguá, estivador. Há três meses com inapetência, tosse seca, emagrecimento, tosse produtiva mucopurulenta, febre e episódios hemoptóicos. Tabagista e etilista crônico. No exame físico apresenta-se com diminuição de MV e raros estertores expiratórios no 1/3 antero-superior de hemitórax direito. O RX de tórax evidenciou condensação infraclavicular direita, com grande cavitação no seguimento anterior. As hipóteses diagnósticas mais prováveis, por ordem decrescente de probabilidade, são:
O clínico geral solicitou para um arquiteto de 40 anos de idade, com queixa de cefaleia intermitente, um exame de ressonância magnética que mostrou um cisto coloide no terceiro ventrículo. A complicação mais comum dessa lesão é:
Compartilhar