Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Dermatologia

LHSV, 31 anos, masculino, pardo. Queixava-se a um mês de edema progressivo nos membros inferiores, associado à dor e limitação funcional. Vem fazendo uso de anti-inflamatório e diurético, porém evoluindo com intensificação do quadro álgico e comprometimento também de membros superiores, chegando a ter que retirar a aliança. Procurou Serviço de Urgência, sendo examinado: paciente lúcido, orientado no tempo e no espaço, normocorado e hidratado Tax: 37ºC; PA: 135x85 mmHg, Pulso radial: 92 bpm; Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; exame do Abdome sem alterações. Infiltração cutânea na face e pavilhões auriculares (E>D); madarose. Edema (2+/4) com discreto eritema nos antebraços; edema/eritema nos dedos das mãos, com dor à palpação e mobilização ativa e passiva, nervos cubitais espessados (D>E), dolorosos à palpação. Edema depressível nas pernas e pés; nódulos e pápulas (de 3 a 1 cm), recobertos por pele normal, nas pernas. Hipoestesia nos antebraços e mãos e anestesia nas pernas. A etiologia do quadro neurológico deve ser:

A
Polineuropatia diabética
B
Neuropatia alcoólica
C
Neurite da Hanseníase
D
Neuropatia amiloide familial
Uma menina de 6 anos de idade está com mal estar, febre alta há 3 dias e conjuntivite. Ao exame o médico observa faringite e linfadenomegalia pré-auricular. Orienta os pais que se trata de febre faringoconjuntival. O principal agente é:
Um trabalhador de cozinha é ferido em explosão de caldeira. Tem 18% do total de sua superfície corpórea com queimadura de segundo e terceiro graus. Sabendo-se que a vítima pesa 89 kg, usando o método de Parkland (Baxter) para cálculo da reposição hídrica, é correto dizer que a velocidade de administração intravenosa de cristaloides, em ml/hora, após duas, dez e dezoito horas, deve ser aproximadamente de:
Um veículo de passeio, em alta velocidade, colidiu frontalmente com poste de energia elétrica, ficando muito deformado. O único ocupante é o condutor, sem cinto de segurança, que fica preso nas ferragens pelos membros inferiores. Com o impacto, o banco quebrou e a vítima encontra-se praticamente deitada. O veículo possui quatro portas e as duas do lado direito estão abertas. Os bombeiros informam que a cena é segura e que a liberação da vítima provavelmente será demorada. A vítima é um homem, aparentando 35 anos de idade, com grave trauma de crânio e face. Está inconsciente. Sai grande quantidade de sangue pela boca e pelas narinas. Tem também otorragia bilateral. A respiração é muito ruidosa. A retirada da vítima demora. Das alternativas a seguir, indique a melhor opção de via aérea definitiva para esta vítima:
Qual a principal causa de pneumotórax espontâneo?
Compartilhar