Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Ligamento formado pelo periósteo e pela fáscia ao longo do ramo superior do púbis. Essa estrutura é posterior ao trato iliopúbico e forma a borda posterior do canal femoral com importância anatomocirúrgica:

A
Fáscia transversalis
B
Triângulo de Hasselbach
C
Ligamento de Hasselbach
D
Ligamento de Treitz
E
Ligamento de Cooper
Em relação ao choque, marque a opção correta.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da elevada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
Leia as afirmações acerca dos aneurismas de aorta e responda: I- Os aneurisma abdominais são mais comuns que os torácicos; II- O tabagismo é o fator de risco mais importante associado ao desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal, seguido de idade, hipertensão e dislipidemia; III- A maioria dos aneurismas abdominais e torácicos são assintomáticos quando descobertos incidentalmente em um exame de rotina ou estudo de imagens.
Criança e três anos e 6 meses, com história de tosse produtiva há quinze dias, inaptência, febre não aferida e tumefação cervical à direita. Ao exame físico, mostra-se emagrecida, percentil 10 do gráfico de crescimento e desenvolvimento, gânglio de 2,5 cm de diâmetro na região cervical à direita. Ausculta pulmonar comn estertores crepitantes na base do hemitórax direito. Fígado a 4 cm do rebordo costal direito. Restante sem anormalidades. Diante do relato, assinale a principal hipótese diagnóstica e a conduta complementar:
Compartilhar