Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Liliana, 12 anos, apresentou um quadro súbito de febre, cefaleia intensa, vômitos e rigidez de nuca. Na emergência do IJF, a pediatra solicitou exame do LCR (Líquido Céfalo-Raquidiano) e iniciou tratamento para meningite meningocócica. Qual desses achados poderia ter sido encontrado que sugerisse essa etiologia?

A
LCR límpido e cristalino como água de rocha.
B
Bacterioscopia evidenciando diplococos Gram-negativos.
C
Aumento do número de leucócitos com predomínio de linfócitos.
D
Proteínas diminuídas e elevação da glicose.
Menino de três anos é trazido pelos pais ao urologista com quadro de hematúria macroscópica indolor e sem coágulos há dois meses. O menino não apresenta comorbidades. O exame físico revela-se normal, estando a criança em bom estado geral, corada, e com discreta dor a palpação do flanco e hipocôndrio direitos. A tomografia computadorizada com contraste intravenoso revelou rim direito normal e massa renal a esquerda, de 8 cm, preservando o polo inferior, chegando quase até a linha média, heterogênea. A principal hipótese diagnóstica e o tratamento mais indicado são:
Mulher de 68 anos, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial e ex-tabagista tem achado incidental de aneurisma da aorta abaixo da emergência das artérias renais com diâmetro máximo de 5,5cm. É assintomática com relação ao aneurisma. Realiza atividades domésticas sem auxílio. Qual a conduta recomendada neste caso?
Homem de 74 anos procura o pronto socorro com queixa de dificuldade miccional há 12 horas. Refere que há seis meses apresenta micção com jato fraco, entrecortado e sensação de esvaziamento vesical incompleto. Acorda 3 a 4 vezes à noite para urinar. Ao exame físico apresenta abdome doloroso a palpação em hipogástrio. Toque retal: próstata 80 gramas, sem nódulos. PSA = 3,5 ng/dL. Creatinina = 3,2 mg/dL. Ultrassom: ureterohidronefrose moderada bilateral, bexiga espessada e com divertículos, próstata de 90 gramas. Resíduo pós-miccional de 340 mL. Assinale a alternativa correta:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de baixa visão e cegueira são: catarata, erros refrativos não corrigidos, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, opacidades corneanas, retinopatia diabética, tracoma, cegueira infantil e oncocercose. Dos listados acima, qual é a principal causa de cegueira nos países em desenvolvimento? E qual é a única causa de cegueira não evitável?
Compartilhar