Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família é de R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. Considerando a idade de Lucas e as condições familiares, qual o esquema alimentar mais eficaz para o adequado crescimento e desenvolvimento de Lucas:

A
Fórmulas lácteas enriquecidas exclusivamente.
B
Leite + cereal ou tubérculo pela manhã; papa de frutas no lanche; papa salgada no almoço; papa de frutas no lanche, leite + cereal ou tubérculo no final da tarde e à noite.
C
Leite + cereal ou tubérculo pela manhã; papa de frutas no lanche; papa salgada no almoço; papa de frutas no lanche; jantar com alimentos consumidos pela família (comidinha).
D
Leite com cereais pela manhã, papa de frutas nos lanche da manhã e tarde e no almoço; leite com cereais à tarde e à noite.
Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?
Em um paciente ictérico, indique um exame de triagem que tem alta sensibilidade e resultado rápido para a diferenciação entre cálculo biliar, tumor de cabeça de pâncreas e hepatite.
Os tumores mais frequentes do mediastino posterior são:
Em relação às hérnias, assinale a opção correta.
Compartilhar