Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. Ao avaliar o desenvolvimento de Lucas, o médico observou que a criança era capaz de alcançar um brinquedo, levava objetos à boca, localizava sons fora de seu campo de visão, rolava na superfície de apoio e sentava-se sem apoio. Como o médico de família pode classificar o desenvolvimento de Lucas?

A
Desenvolvimento normal com fatores de risco.
B
Provável atraso no desenvolvimento.
C
Desenvolvimento normal sem fatores de risco.
D
Os dados não possibilitam ao médico de família realizar o diagnóstico.
Paciente de 81 anos, gastrectomizado há 10 anos por adenocarcinoma gástrico, apresentando disfagia, fraqueza muscular, alteração da memória e desequilíbrio. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Mulher de 45 anos, peso 80 kg, altura 1,60m, durante realização de exames de rotina apresentou glicemia de jejum = 205 mg/dL. Procurou um clínico geral que recomendou uma educação alimentar compatível com presença de diabetes mellitus e realização de caminhadas de 40 minutos 3x/semana. Após 60 dias a paciente perdeu 6 kg, mas ainda apresentava glicose de jejum alterada (novo exame = 180 mg/dL). Baseado nestes dados e segundo as diretrizes para tratamento de diabetes mellitus, qual a opção terapêutica mais adequada para esta paciente?
Qual o local de punção de urgência no tratamento no pneumotórax hipertensivo?
Mãe procura ambulatório de Ginecologia do HUCAM trazendo sua filha de 8 anos de idade, que começou a desenvolver caracteres sexuais secundários. Ao exame, a criança apresenta pêlos pubianos e desenvolvimento de mamas. Foi submetida ao teste de GnRH e foi elevado. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar