Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. Ao avaliar o desenvolvimento de Lucas, o médico observou que a criança era capaz de alcançar um brinquedo, levava objetos à boca, localizava sons fora de seu campo de visão, rolava na superfície de apoio e sentava-se sem apoio. Como o médico de família pode classificar o desenvolvimento de Lucas?

A
Desenvolvimento normal com fatores de risco.
B
Provável atraso no desenvolvimento.
C
Desenvolvimento normal sem fatores de risco.
D
Os dados não possibilitam ao médico de família realizar o diagnóstico.
Com relação ao comportamento clínico e patogenético da paracoccidioidomicose, é ERRADO afirmar:
Paciente de 49 anos, sexo masculino, diabético há 5 anos e em uso de metformina. Sem outras alterações relevantes. Após repetidas medições, foi constatada hipertensão arterial sistêmica com PA = 150 x 85 mmHg. Exames de sangue e urina foram normais. Dos itens abaixo, selecione o que contém a medicação mais apropriada para este caso.
Paciente de 79 anos, sexo masculino, foi internado por pneumonia comunitária em uma enfermaria de hospital secundário. Com base nos dados obtidos na admissão, foi considerado como de risco moderado para embolia pulmonar, sendo anticoagulado com enoxaparina 60 mg SC 12/12h e solicitada TC helicoidal de tórax, que foi realizada no dia seguinte. Após saber que o resultado deste último exame foi normal, qual dos itens abaixo representa a conduta mais adequada?
Sobre as doenças da medula adrenal todas são verdadeiras, EXCETO:
Compartilhar