Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. Ao avaliar o desenvolvimento de Lucas, o médico observou que a criança era capaz de alcançar um brinquedo, levava objetos à boca, localizava sons fora de seu campo de visão, rolava na superfície de apoio e sentava-se sem apoio. Como o médico de família pode classificar o desenvolvimento de Lucas?

A
Desenvolvimento normal com fatores de risco.
B
Provável atraso no desenvolvimento.
C
Desenvolvimento normal sem fatores de risco.
D
Os dados não possibilitam ao médico de família realizar o diagnóstico.
A varicocele infantojuvenil é mais comum em:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo a seguir: para um portador de nefrolitíase por cálculos de oxalato de cálcio reduzir o risco de formação de novos cálculos, a orientação dietética deve incluir dieta ________ em cálcio, ________ em proteína de origem animal, _______ em sódio e _______ em potássio.
No que se refere às cardiopatias congênitas assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. No aeroporto, durante a espera do seu embarque, você presencia uma criança de 5 anos cair subitamente. Ao atendê-la, verifica que está inconsciente/arresponsiva, sem pulso central. Diante do ocorrido, se você estivesse sozinho e dispusesse de dispositivo de proteção, qual o procedimento adequado?
Compartilhar