Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. O médico de família solicitou o Cartão de Vacinas de Lucas. Quais as vacinas que Lucas já deveria ter recebido, segundo orientações do Ministério da Saúde?

A
BCG; Hepatite B (1° dose), Pólio (2 doses), Tetravalente (2 doses).
B
BCG; Hepatite B (2 doses), Pólio (2 doses) Tríplice viral, Tetravalente (2 doses).
C
BCG; Hepatite B (3 doses), Pólio (3 doses), Tetravalente (3 doses).
D
BCG; Hepatite B (3 doses), Pólio (3 doses), Tríplice viral (3 doses).
Mãe traz filho de 10 meses de vida para exame de rotina na Unidade de Saúde da Família. Diz que não realizou o pré-natal e que o parto normal ocorreu na 35a semana de gestação. A imagem abaixo (VER IMAGEM) foi obtida do fundo de olho direito da criança, e sugere:
Homem de 65 anos, refere forte dor nas costas, lipotimia e falta de ar há 6 horas. Nega traumas locais. AP: ex-tabagista, parou há 1 ano. EF: PA = 190 x 120 mmHg, descorado 3+/4. CK-MB e eletrólitos: normais. ECG: normal. AngioTC: imagem a seguir. (Conforme imagem do caderno de questões) O diagnóstico é
Mulher de 68 anos de idade chega ao pronto socorro com dor insuportável em olho direito e náuseas. Refere que a dor teve início de forma súbita há 3 horas, sendo acompanhada por baixa de acuidade visual e olho vermelho. Nega doenças oculares prévias, além da hipermetropia. Refere ser diabética e hipertensa com controle irregular, e que iniciou recentemente tratamento para depressão com nortriptilina. À inspeção, observa-se o quadro a seguir. Qual alternativa apresenta uma característica clínica e um fator de risco associados à principal hipótese diagnóstica para o caso?
Sobre a litíase renal/ureteral, considere as assertivas abaixo, utilizando V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os episódios agudos relacionados à urolitíase geralmente refletem obstrução, infecção ou ambos.; ( ) Quando o ureter é obstruído por um cálculo, a pressão no sistema coletor proximal sobe e, com distensão progressiva, o paciente experimenta dor significativa e sintomas viscerais, incluindo náuseas, vômitos e íleo paralítico.; ( ) Se o doente estiver livre de sinais de infecção (com base no exame de urina e ausência de calafrios, febre e leucocitose), pode ser tratado ambulatorialmente, desde que possa hidratar oralmente, a dor é adequadamente controlada por analgésicos orais. A sequência CORRETA é:
Compartilhar