Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. O médico de família solicitou o Cartão de Vacinas de Lucas. Quais as vacinas que Lucas já deveria ter recebido, segundo orientações do Ministério da Saúde?

A
BCG; Hepatite B (1° dose), Pólio (2 doses), Tetravalente (2 doses).
B
BCG; Hepatite B (2 doses), Pólio (2 doses) Tríplice viral, Tetravalente (2 doses).
C
BCG; Hepatite B (3 doses), Pólio (3 doses), Tetravalente (3 doses).
D
BCG; Hepatite B (3 doses), Pólio (3 doses), Tríplice viral (3 doses).
Paciente do sexo masculino com 7 anos de idade, previamente hígido, apresenta queixa de dor no quadril e joelho direito, dificultando a deambulação. Ao exame clínico não há sinais inflamatórios; os exames complementares evidenciaram VHS, PCR e leucograma normais e os exames radiológicos foram inespecíficos. Na anamnese havia apenas relato de infecção do trato respiratório superior há cerca de 15 dias. Diante deste quadro, assinale o provável diagnóstico:
Em relação ao esôfago de Barrett, assinale a alternativa errada:
Em relação aos abscessos hepáticos, assinale a alternativa errada:
Recém-nascido, sexo feminino, é levada ao setor de emergência com 16 horas de vida. A paciente nasceu no lar, e o pai informa que o bebê "evacuou sangue". A mãe tem epilepsia e faz uso de fenobarbital. Exame físico: peso: 3.250 g, comprimento: 49 cm, FC: 142 bpm, FR: 55 irpm, pulsos periféricos facilmente palpáveis, múltiplas equimoses nos membros e exsudação sanguinolenta no coto umbilical. Exames laboratoriais: plaquetas: 280.000/mm³ TAP e PTT prolongados, BT: 3 mg/dl, função hepática normal. A medida terapêutica mais importante é a administração de:
Compartilhar