Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família é de R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. Considerando a idade de Lucas e as condições familiares, qual o esquema alimentar mais eficaz para o adequado crescimento e desenvolvimento de Lucas:

A
Fórmulas lácteas enriquecidas exclusivamente.
B
Leite + cereal ou tubérculo pela manhã; papa de frutas no lanche; papa salgada no almoço; papa de frutas no lanche, leite + cereal ou tubérculo no final da tarde e à noite.
C
Leite + cereal ou tubérculo pela manhã; papa de frutas no lanche; papa salgada no almoço; papa de frutas no lanche; jantar com alimentos consumidos pela família (comidinha).
D
Leite com cereais pela manhã, papa de frutas nos lanche da manhã e tarde e no almoço; leite com cereais à tarde e à noite.
A respeito das doenças inflamatórias intestinais (DII), marque a alternativa correta:
Em relação à colelitíase, é correto afirmar:
Qual o principal objetivo da triagem neonatal para anemia falciforme?
Paciente portador de endocardite bacteriana apresenta quadro de dor abdominal no quadrante superior esquerdo e esplenomegalia. A tomografia computadorizada de abdome mostra coleção intraesplênica multiloculada com nível hidroaéreo. O tratamento correto é:
Compartilhar