Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Lucia tem 27 anos e sua mãe Vera, 55 anos. Há dois meses Vera notou durante autoexame um nódulo em mama esquerda que após investigação teve como diagnóstico carcinoma ductal infiltrante de mama. Lucia lembra que sua avó materna, Isadora também foi portadora de câncer de mama e morreu após três anos do tratamento cirúrgico. Com estas informações o Dr. Julio, mastologista responsável pelo caso, resolve investigar a possibilidade de Lúcia também desenvolver a mesma patologia fazendo pesquisa genética para identificação de mutações que possam indicar tal risco. Este estudo é realizado inicialmente em Vera e posteriormente em Lucia e em ambas o resultado foi semelhante, com a presença de mutação tipo BRCA-1. A presença de BRCA-1 positivo em Vera e Lúcia tem, para Lucia, os significados principais de:

A
ausência de risco aumentado para desenvolver câncer de mama / BRCA-1 ligado ao desenvolvimento de câncer de ovário.
B
risco menor que o da população geral para desenvolver câncer de mama / BRCA-1 é fator protetor no desenvolvimento do câncer de ovário.
C
pequena elevação no risco de desenvolver câncer de mama / BRCA-1 ligado ao carcinoma ductal infiltrante limitado, bem diferenciado e receptores hormonais positivos.
D
aumento de até 85% no risco de desenvolver câncer de mama / BRCA-1 ligado ao carcinoma ductal infiltrante invasivo, mal diferenciado e receptores hormonais negativos.
Na fratura supracondiliana de cotovelo em crianças, tipo I de Gartland sem desvio, o tratamento inicial na urgência é:
Considerando-se o procedimento de intubação orotraqueal com Protocolo de Sequência Rápida, em paciente criticamente enfermo, a sequência correta dos procedimentos a serem realizados é:
Durante uma colisão automobilística, um homem de 56 anos foi violentamente lançado contra o volante de seu caminhão. Na chegada ao pronto-socorro, ele apresentava sudorese e queixava-se de dor torácica. A pressão arterial era 60/40 mmHg, e a frequência respiratória 40 incursões por minuto. Como causa da hipotensão desse paciente, o achado que diferencia tamponamento cardíaco de pneumotórax hipertensivo é como se encontra:
Um homem de 65 anos, tabagista há trinta anos, mais de 20 cigarros por dia, assintomático, vai ao consultório médico para fazer um check-up. De acordo com a faixa etária desse paciente, as doenças que devem ser pesquisadas são:
Compartilhar