Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Luciana 40 anos de idade em BEG, apresenta quadro de hematúria macroscópica de investigação constata-se ser devido a pequenos brotos tumorais de 0,5 cm cujo anatomopatol ressecção endoscópica mostrou ser um carcinoma papilífero de células transicionais grau I, mucosa vesical. A abordagem para o caso é:

A
Apenas acompanhamento com cistoscopia trimestral.
B
Instilação intravesical de BCG e cistoscopia trimestral.
C
Radioterapia local.
D
Cistectomia radical com neo bexiga ortotópica.
Paciente de 81 anos, gastrectomizado há 10 anos por adenocarcinoma gástrico, apresentando disfagia, fraqueza muscular, alteração da memória e desequilíbrio. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Mulher de 45 anos, peso 80 kg, altura 1,60m, durante realização de exames de rotina apresentou glicemia de jejum = 205 mg/dL. Procurou um clínico geral que recomendou uma educação alimentar compatível com presença de diabetes mellitus e realização de caminhadas de 40 minutos 3x/semana. Após 60 dias a paciente perdeu 6 kg, mas ainda apresentava glicose de jejum alterada (novo exame = 180 mg/dL). Baseado nestes dados e segundo as diretrizes para tratamento de diabetes mellitus, qual a opção terapêutica mais adequada para esta paciente?
Qual o local de punção de urgência no tratamento no pneumotórax hipertensivo?
Mãe procura ambulatório de Ginecologia do HUCAM trazendo sua filha de 8 anos de idade, que começou a desenvolver caracteres sexuais secundários. Ao exame, a criança apresenta pêlos pubianos e desenvolvimento de mamas. Foi submetida ao teste de GnRH e foi elevado. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar