Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Luciana de 65 anos, agendada para cirurgia de colecistectomia via laparoscópica, com história clínica e exames pré-operatórios dentro dos padrões normais. Durante a indução do pneumoperitônio, apresentou hipotensão e bradicardia importantes. Qual a causa mais provável deste fato?

A
Redução do débito cardíaco e elevação da resistência vascular periférica.
B
Hemorragia intracavitária.
C
Pneumomediastino.
D
Absorção rápido do CO2 com consequente hipercapnia.
Os guidelines para acompanhamento de lesões precursoras do carcinoma de colo uterino, já citam situações em que a pesquisa para o DNA-HPV teria uma boa indicação no seguimento e diagnóstico de pacientes especificas. Das pacientes abaixo, qual NÃO se beneficiaria da pesquisa de DNA-HPV?
Quanto ao diagnóstico de atraso do crescimento, podemos afirmar:
Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. O médico de família solicitou o Cartão de Vacinas de Lucas. Quais as vacinas que Lucas já deveria ter recebido, segundo orientações do Ministério da Saúde?
Flávia, 18 anos, solteira, vida sexual ativa desde os 15 anos; procurou seu médico de família com queixa de secreção vaginal tipo “clara de ovo”, sem odor, prurido e sem sintomas infecciosos; tendo aumentado de volume nos últimos 2 meses. Ao realizar o exame ginecológico, observou a mucosa vaginal sem alterações. Qual a principal hipótese diagnóstica e tratamento?
Compartilhar