Lucinha, 10 meses, com quadro de diarreia, um episódio de vômito e desidratação leve, compareceu ao posto de saúde. Sua mãe já estava medicando a criança com elixir paregórico, metoclopramida, mantendo o aleitamento materno junto com o soro de reidratação oral e queria iniciar, imediatamente, hidratação venosa. O pediatra, no entanto, afirmou que apenas uma dessas opções estava CORRETA. Por favor, marque-a:
A
Usar metoclopramida para evitar os vômitos.
B
Manter o elixir paregórico para inibir o peristaltismo intestinal.
C
Fazer hidratação venosa imediata em virtude da pouca idade da criança.
D
Continuar com o leite materno junto com o SRO.
Outras questões
Mulher vacina os filhos para caxumba, sarampo e rubéola. Após 5 dias, descobre estar grávida. A conduta correta é:
Durante reunião de avaliação da sua equipe, identifica-se que ectoparasitoses como a escabiose, a pediculose, a ftiríase e a tungíase vêm representando um problema de difícil controle na comunidade. Tomando como referência o manejo dessas condições, pode-se afirmar que:
Uma discussão comum em unidades básicas de saúde refere-se às situações clínicas em que determinadas vacinas estariam formalmente contraindicadas. Dentre as opções abaixo, pode-se afirmar que a situação correta de contraindicação é:
O cirurgião que trabalha como referência de sua equipe de saúde da família te procura buscando informações sobre a utilização de antibiótico profilático para procedimento periodontal e de limpeza profilática de dentes ou implantes, uma vez que prevê, pelas condições do paciente, que ocorrerá sangramento. Em relação às questões colocadas por ele, pode-se dizer que: