Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Luís, 5 anos, apresenta história de diarreia crônica intercalada com períodos de constipação, acompanhados de distensão abdominal, dor abdominal crônica e baixa estatura. Foi tratado para anemia ferropriva, sem sucesso por várias vezes. Apresenta, ainda, no exame físico, hipoplasia do esmalte dentário. A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Fibrose cística.
B
Anemia hemolítica.
C
Doença celíaca.
D
Síndrome do intestino irritável.
E
Doença inflamatória intestinal.
Mulher, 23 anos, vem pela manhã à Unidade de Saúde da Família para realizar o exame citopatológico de colo uterino. O médico observa que na sala de espera a paciente apresenta risos imotivados, tosse, letargia, conversa com todos os presentes, com fala lentificada, está comendo a segunda barra de chocolate. Durante a consulta, constata hiperemia conjuntival, taquicardia, xerostomia, midríase, temperatura de 35,4°C. Registros de prontuário anterior apontam um irmão esquizofrênico. Mantida para observação, apresentou franca normalização dos sinais vitais e comportamentais, bem como recuperação da crítica. Considerando síndromes correlatas ao uso de drogas como hipótese diagnóstica, o diagnóstico e conduta são:
Paciente do sexo masculino, 26 anos de idade, sem outras comorbidades, no pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica, evolui com dor em mesogástrio tipo cólica, sem vômitos, com parada na eliminação de flatos e fezes. A conduta mais indicada deve ser:
Um recém-nascido de parto normal, Apgar 9/10, com 8 horas de vida inicia quadro de cianose, taquidispneia e taquicardia. Com 14 horas de vida, está hipotenso, apresentando pulsos finos e enchimento capilar acima de 3. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
Na investigação do atraso do desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual das situações necessita investigação.
Compartilhar