Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança, previamente hígida, com três anos de idade é atendida no pronto-socorro com história de febre alta há três dias, tosse e dificuldade respiratória há dezoito horas. Ao exame físico, apresentava tiragem intercostal e subcostal, FR = 48 irpm, FC = 128 bpm, taquicardia; e à ausculta pulmonar revelou crepitações finas no HTE. Foi solicitado hemograma que evidenciava contagem de leucócitos de 18.000/mm³ (Seg - 71%; Bast - 10%; Linf - 13%; Mon - 04%; Eos - 02%) e a radiografia de tórax evidenciava condensação em 1/3 inferior no HTE e pequeno derrame pleural. Considerando essa situação e com base nas Diretrizes Brasileiras em Pneumonia Adquirida na Comunidade em Pediatria (SBPT-2007), assinale a alternativa correta.

A
O agente etiológico predominante nesta faixa etária é o Staphylococcus aureus.
B
Não está indicada a internação dessa criança por se tratar de uma pneumonia adquirida na comunidade.
C
Deve-se solicitar a hemocultura, pois a positividade esperada é grande.
D
A dosagem da proteína C reativa deve ser sempre realizada.
E
A reposição de líquidos por via intravenosa deve ser realizada com cautela, pelo risco de sobrecarga hídrica.
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída. A paciente apresenta enfraquecimento considerável na supinação quando a articulação do cotovelo está completamente estendida, no entanto, pequeno enfraquecimento evidente no movimento de supinação quando o cotovelo é fletido parcialmente. Qual a opção que dá o motivo desta observação?
Qual cirurgia confere menor índice de recidiva para tratamento de uma hérnia inguinal Nihus III C?
Refere-se negativamente à dermatite atópica:
Adulto jovem, previamente hígido, acordou com indisposição e, à tarde, passou a apresentar febre de 39° C e calafrios, obtendo alívio com antipirético. Na manhã seguinte, queixava-se de dor de intensidade crescente na face lateral do hemitórax direito com alívio parcial com o uso de analgésicos, além de dificuldade respiratória atribuída á dor. À noite, procurou serviço de emergência com febre alta, dor pleurítica intensa á direita e dispneia. Os sinais vitais mostraram frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial de 90/60 mmHg. Foi diagnosticada extensa pneumonia no pulmão direito. Qual o agente etiológico mais provável para este quadro?
Compartilhar