Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança, previamente hígida, com três anos de idade é atendida no pronto-socorro com história de febre alta há três dias, tosse e dificuldade respiratória há dezoito horas. Ao exame físico, apresentava tiragem intercostal e subcostal, FR = 48 irpm, FC = 128 bpm, taquicardia; e à ausculta pulmonar revelou crepitações finas no HTE. Foi solicitado hemograma que evidenciava contagem de leucócitos de 18.000/mm³ (Seg - 71%; Bast - 10%; Linf - 13%; Mon - 04%; Eos - 02%) e a radiografia de tórax evidenciava condensação em 1/3 inferior no HTE e pequeno derrame pleural. Considerando essa situação e com base nas Diretrizes Brasileiras em Pneumonia Adquirida na Comunidade em Pediatria (SBPT-2007), assinale a alternativa correta.

A
O agente etiológico predominante nesta faixa etária é o Staphylococcus aureus.
B
Não está indicada a internação dessa criança por se tratar de uma pneumonia adquirida na comunidade.
C
Deve-se solicitar a hemocultura, pois a positividade esperada é grande.
D
A dosagem da proteína C reativa deve ser sempre realizada.
E
A reposição de líquidos por via intravenosa deve ser realizada com cautela, pelo risco de sobrecarga hídrica.
O tumor de Pancoast é carcinoma broncogênico associado tipicamente ao seguinte achado clínico:
Paciente com insuficiência cardíaca congestiva classe III, por miocardiopatia dilatada, encontra-se com edema generalizado e os seguintes exames séricos: creatinina = 1,1 mg/dl; ureia = 75 mg/dl, sódio = 125 mEq/L; potássio = 4,0 mEq/L. Esse quadro é explicado pela ocorrência de:
Homem, 28 anos de idade, referiu presença há seis meses, de dor lombar que melhora com o movimento e piora com o repouso. É frequente acordar à noite devido à dor lombar. Ao exame físico, apresenta sinal de Patrick positivo à direita. O diagnóstico sindrômico e o melhor exame a ser solicitado para evidenciar o diagnóstico são:
Um homem de 30 anos, anteriormente saudável, se queixa de dificuldade de engolir líquidos e regurgitação ocasional. Pesquisas manométricas mostram um aumento na pressão no corpo esofágico. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar