Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neuropediatria

Mãe leva o filho de quatro meses à consulta no posto de saúde e relata que ele apresentou crise convulsiva tônico-clônica logo após ser vacinado aos dois meses. Ela está preocupada e solicita orientação, pois ele irá ser vacinado novamente. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a orientação solicitada.

A
Informar à mãe que a crise convulsiva foi febril e não teve relação com nenhuma vacina.
B
Indicar a DTPa (tríplice acelular) ao invés da DPT na próxima vacinação.
C
Investigar epilepsia na família e não suspender a próxima vacinação pela DPT.
D
É provável que a convulsão ocorrida foi uma reação da vacina do Rotavírus.
E
Prescrever antitérmico e indicar sem restrição a vacinação dos quatro meses.
Menino de seis anos, branco, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana. Não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame não se observa edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Na radiografia de quadril observa-se aumento da densidade óssea na cabeça do fêmur. A principal hipótese diagnóstica é:
São genes sabidamente envolvidos na carcinogênese colorretal, EXCETO:
Criança com 2 anos de idade apresenta febre persistente, linfonodomegalia e hepatoesplenomegalia. Hemograma demonstra anemia, leucopenia e plaquetopenia. Aspirado de medula óssea afastou a hipótese de leucemia. Foi então pensado em síndrome hemofagocítica. Para esse diagnóstico, espera-se encontrar:
O predomínio de depósitos glomerulares de IgA em imunofluorescência de biópsia renal está associado à:
Compartilhar