Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mãe leva Tiago, de 4 semanas de vida, ao pediatra com relato de que o mesmo vem apresentando vômitos amarelados constantes cada vez mais frequentes e que os últimos vômitos têm apresentado sangramento. Observou diminuição do volume de fezes. Ao exame, criança com baixo peso, desidratada e prostrada. À palpação abdominal, observa-se massa semelhante a uma azeitona no quadrante superior esquerdo. Qual o distúrbio metabólico mais comumente pode ser encontrado nesta situação?

A
Alcalose metabólica hipocalêmica e hiperclorêmica.
B
Acidose metabólica hipercalêmica e hipoclorêmica.
C
Alcalose metabólica hipocalêmica e hipoclorêmica.
D
Acidose metabólica hipocalêmica e hipoclorêmica.
Um paciente do sexo masculino, de 5 anos, chega claudicando no pronto-socorro com uma história de dor em quadril esquerdo que se irradia para o joelho esquerdo há 2 dias. Mãe relata quadro de faringite viral duas semanas antes que se resolveu sem medicação. Ao exame físico, apresenta-se com o quadril esquerdo abduzido e flexionado, com dor à movimentação passiva. A velocidade de hemossedimentação é de 28 mm/h. O diagnóstico mais provável é:
Sobre a demência na Doença de Alzheimer, seus estágios e sintomas em paciente vigilante, relacione as colunas abaixo: Coluna 1: Estágio de Prejuízo (1) Grau Leve. (2) Grau Moderado. (3) Grau Grave. (4) Grau Profundo. Coluna 2: Prováveis Sintomas encontrados ( ) Incontinência, confinado ao leito. ( ) Depressão. ( ) Desenvolvimento de sintomas psicóticos como paranóia. ( ) Confinado ao leito com déficits motores significativos. ( ) Consciência de frustração pelo déficit. ( ) Psicose. ( ) Agitação. ( ) Dificuldade de alimentação. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Edema bipalpebral bilateral, representa causa rara de edema palpebral de origem infecciosa, pode ocorrer por compressão de drenagem linfática pela compressão exercida pelo aumento ganglionar; pode ser tão exuberante, a ponto de ser confundido erroneamente com edemas de causas renais. A descrição acima está relacionada com:
Psiquiatra interconsultor de hospital geral é chamado para avaliar paciente em confusão mental com crônica dependência ao álcool. O paciente se encontra internado há quatro dias por politraumatismo, com lesões corto-contusas em cabeça, tórax e membros, e os estudos radiológicos de crânio e esqueleto restante não revelaram fraturas. A avaliação demonstra comportamento desorganizado, desatenção, desorientação e comportamento hostil com contactantes, aparentemente motivado por falso reconhecimento de desafetos. Os dados vitais, exame físico e neuromotor se revelam normais e a enfermagem relata que o paciente foi admitido exibindo-se orientado e o quadro se instalou somente no segundo dia de internação. O médico solicitante levanta a hipótese de síndrome de abstinência ao álcool e pede orientação para iniciar prescrição medicamentosa. Assinale a hipótese ou conduta a ser orientada pelo médico:
Compartilhar