Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mãe leva Tiago, de 4 semanas de vida, ao pediatra com relato de que o mesmo vem apresentando vômitos amarelados constantes cada vez mais frequentes e que os últimos vômitos têm apresentado sangramento. Observou diminuição do volume de fezes. Ao exame, criança com baixo peso, desidratada e prostrada. À palpação abdominal, observa-se massa semelhante a uma azeitona no quadrante superior esquerdo. Qual o distúrbio metabólico mais comumente pode ser encontrado nesta situação?

A
Alcalose metabólica hipocalêmica e hiperclorêmica.
B
Acidose metabólica hipercalêmica e hipoclorêmica.
C
Alcalose metabólica hipocalêmica e hipoclorêmica.
D
Acidose metabólica hipocalêmica e hipoclorêmica.
Dentre as patologias citadas abaixo, qual determina amenorreia primária:
A estenose aórtica severa é uma valvopatia de mau prognóstico. Qual o sintoma define uma pior sobrevida?
Mulher jovem é admitida na UTI 96 horas após herniorrafia inguinal. Apresenta desconforto respiratório e hipotensão arterial, precedidos por rash difuso maculopapular e eritroderma palmoplantar. Nega morbidades ou uso prévio de medicações. Qual o diagnóstico mais provável?
Um paciente com 58 anos, do sexo masculino e com história de insuficiência coronariana, chega à emergência com quadro de dor precordial, em repouso, há cerca de 15 minutos. Apresenta sudorese e PA de 190 X 120 mmHg. Qual o diagnóstico mais provável e qual a conduta mais adequada que deve ser tomada para esse paciente?
Compartilhar