Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Mãe primípara, em aleitamento materno exclusivo, traz seu filho com uma semana de vida para consulta. Sua queixa principal é diarreia. A criança toda vez que mama evacua e isto já aconteceu mais de 4 vezes hoje. O exame físico revela um recém-nascido sadio e sem sinais de desidratação. Qual é a conduta adequada?

A
Suspender o leite e dar soro oral.
B
Suspender o leite materno e dar um leite isento de lactose.
C
Suspender o leite materno e dar o leite de vaca diluído ao meio.
D
Manter o aleitamento materno e dar soro oral nos intervalo das mamadas.
E
Manter o aleitamento materno e dizer para mãe que a situação é normal.
Existem determinados achados que, especialmente quando surgem associados, permitem estabelecer com mais convicção o diagnóstico diferencial entre uma infecção do trato urinário baixo e uma pielonefrite aguda. Assinale a opção que os apresenta:
Paciente tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 4 anos, com acometimento renal hematológico, neurológico e cutâneo, dependente de corticoide. Nos últimos 6 meses usou 10 gramas de corticoide e 6 gramas de ciclofosfamida. Há dois meses vem queixando-se de dor na região do quadril direito, principalmente no final do dia após longas caminhadas. A provável causa da dor é:
Infecção secundária é uma importante complicação em pacientes queimados que perderam a epiderme e a sepse resultante é responsável por um número significativo de mortes nesses pacientes. Qual a etiologia mais frequente de um quadro de sepse em grande queimado?
Deu entrada no pronto-socorro às 3 horas da manhã, um paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, presidiário, trazido por agentes penitenciários informando que o paciente estava com diarreia, febre, cãimbras musculares e dificuldade para dormir. Os policiais relataram que o mesmo está preso há 10 dias, por uso e tráfico de drogas. Ao exame foi observado: Taquicardia, hipertensão arterial, febril, agitação, miose, creção de pelos, lacrimejamento e rinorreia. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar