Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente procura o ambulatório queixando de lesões avermelhadas no corpo, incluindo palmas de mãos e plantas de pés. O VDRL foi positivo 1/16. Como devemos instituir o tratamento?

A
Penicilina benzatina 2.400.000 UI IM, repetida após 1 semana. Dose total de 4,8 milhões U.I.
B
Penicilina benzatina 2.400.000 UI IM, dose única.
C
Penicilina benzatina 2.400.000 UI IM, a cada 30 dias, total de 3 doses.
D
Penicilina benzatina 1.200.000 UI IM, repetida após 1 semana.
E
Penicilina benzatina 1.200.000 UI IM, a cada 7 dias, total de 3 doses.
A motricidade reflexa independe do controle voluntário e é produzida em resposta a estímulos específicos. Com relação ao exame dos reflexos primitivos na criança que podem ser avaliados nas consultas de puericultura, assinale a alternativa correta:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Com relação à convulsão febril na infância é correto afirmar:
A oclusão arterial crônica dos membros inferiores é patologia vascular progressiva, debilitante e com incidência crescente com a idade. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA: I. A principal expressão clínica é a claudicação intermitente, podendo ser associada a alteração de fâneros, atrofia muscular e diminuição da amplitude dos pulsos periféricos. II. O tabagismo acentuado é causa frequente, principalmente quando associado a diabetes e dislipidemias, sendo essencial a sua interrupção para o tratamento adequado. III. Podemos observar a associação de claudicação inicialmente em musculatura da coxa e glúteos e impotência sexual em homens. IV. A gangrena é complicação grave e pode evoluir para amputação. V. Endarterectomias, enxertos arteriais e angioplastia transluminal são opções de tratamento cirúrgico.
Uma gestante de 32 semanas apresenta ao exame ultrassonográfico de pré-natal hidronefrose unilateral no feto único do sexo masculino. Qual a causa mais provável desta alteração encontrada?
Compartilhar