Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Marcela tem 3 dias de vida, nasceu de parto normal, a termo. Sua genitora adquiriu varicela 5 dias antes do parto. Qual a conduta a ser tomada em relação à Marcela?

A
Aplicar a imunoglobulina varicela-zóster (VZIG) por via intramuscular.
B
Como não há mais risco de transmissão, não há necessidade de nenhum tipo de profilaxia.
C
Iniciar aciclovir endovenoso.
D
Aplicar VZIG e aciclovir oral.
Você recebe o telefonema de uma mãe cuja filha, de 3 anos de idade, frequenta creche onde ocorreu 1 (um) caso de escarlatina com um colega de sala. A mãe refere que a diretora orientou as mães a procurarem os pediatras de seus filhos. Sabe-se que a criança doente foi afastada e a creche permaneceu aberta. Qual a orientação que você recomenda para sua paciente?
De acordo com o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que mostra que o número de doses que uma criança hígida com 9 meses de idade deve ter recebido das vacinas: Tretavalente, Rotavírus e Tríplice viral.
Beatriz, 12 anos, teve menarca há cerca de 1 ano, com ciclos regulares. Neste ciclo vem apresentando dor pélvica inespecífica. Ao ultrassom, apresenta imagem esférica em topografia anexial direita, bem delimitada e circunscrita, de ecogenicidade heterogênea, com aspecto floculado e áreas hiperrefringentes em seu interior. O mais provável é:
Qual das manifestações abaixo não está relacionada à insuficiência suprarrenal aguda?
Compartilhar