Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Marcela tem 3 dias de vida, nasceu de parto normal, a termo. Sua genitora adquiriu varicela 5 dias antes do parto. Qual a conduta a ser tomada em relação à Marcela?

A
Aplicar a imunoglobulina varicela-zóster (VZIG) por via intramuscular.
B
Como não há mais risco de transmissão, não há necessidade de nenhum tipo de profilaxia.
C
Iniciar aciclovir endovenoso.
D
Aplicar VZIG e aciclovir oral.
Leia atenciosamente o caso abaixo para responder a questão: Ana Lúcia, 36 anos, casada, procurou seu médico de família com queixa de humor deprimido, perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas, fatigabilidade, ideias de culpa, inutilidade. Quando questionada sobre o futuro, referiu extremo pessimismo, pois não se julgava apta a continuar lecionando Literatura (seu ofício há 12 anos) e, por isso, nutria excessiva culpa. Relatou também alteração do sono e perda do apetite. Ana Lúcia refere episódio depressivo anterior aos 18 anos. Seu pai apresenta história de transtorno bipolar e sua mãe transtorno de ansiedade generalizada. Dr. Fabrício, médico de família e comunidade, ao abordar integralmente o caso de Ana Lúcia, deve levar em consideração, como pilares da abordagem à depressão, exceto:
Considerando a avaliação pré-operatória de pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, associe a classificação de status físico segundo a Sociedade Americana de Anestesiologia- ASA (coluna da esquerda) às situações clínicas(coluna de direita). 1- ASA I 2- ASA II 3- ASA III 4- ASA IV 5- ASA V ( ) Homem de 40 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica compensada com o uso de tiazídico. ( ) Homem de 60 anos, com história de infarto do miocárdio há 2 dias e arritmia cardíaca, tem indicação cirúrgica para tratamento de oclusão arterial embólica em membro inferior. ( ) Mulher de 55 anos é portadora de diabetes melito tipo I (glicemia de jejum de 250 mg/dl) e de hipertensão arterial (160/110 mmHg). A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. No caso descrito você encontrou um colega seu que estava por perto e que o ajudou até o SAMU chegar. O médico da equipe do SAMU não conseguiu entubar o paciente e usou uma máscara laríngea. O paciente continuou sem pulso e em parada cardíaca; mesmo após as ventilações e compressões torácicas conseguiram um acesso intraósseo (IO) para a administração de medicação. Responda, respectivamente: qual a relação compressão/ ventilação usada por você e seu colega; a relação compressão/ventilação utilizada com o paciente, usando a máscara laríngea, qual a droga de primeira escolha a ser utilizada e a dose pela via IO?
Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110 mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos arteriovenosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. A medicação que deve ser usada com cautela, nesse paciente, é:
Compartilhar