Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Maria, 3 meses, vem ao ambulatório com história de regurgitação, caracterizada por cerca de 4 episódios ao dia, desde o primeiro mês de vida. Não há associação com tosse ou apneia. O peso e desenvolvimento estão adequados. Qual das condutas abaixo não é apropriada para o caso?

A
Caso apresente, corrigir erros dietéticos, evitando a oferta de volumes excessivos.
B
Não interferir com o aleitamento materno, não realizando nenhuma tentativa de regular horário.
C
Tranquilizar a família com esclarecimentos sobre o caso.
D
Indicar o uso de bebê conforto e cadeirinhas para posicionamento do bebê durante o sono.
E
Prescrever ranitidina apenas para pacientes que apresentam desconforto devido à pirose e pelo menor período possível.
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, o tratamento indicado para um escolar com pneumonia, internado com febre, vômitos e tiragem intercostal é:
Em relação às doenças orificiais, assinale a alternativa INCORRETA.
Menino de cinco anos, pardo, natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, tem história de infecções sinopulmonares de repetição desde o primeiro ano de vida, necessitando frequentemente de antibioticoterapia. No último ano, apresentou quatro episódios de sinusite. Tem irmão de 7 anos, com asma brônquica e infecções respiratórias de repetição. Ao exame físico, encontra-se emagrecido e hipocorado. Peso e altura, respectivamente, nos percentis 10 e 3. Exames laboratoriais mostram: Htc: 30%; Hb: 10,2%; leucócitos totais: 6100; 6% eosinófilos, neutrofilia; 36% linfócitos; lgG: 271 mg/l; lgA: 8 mg/l; lgM: 27 mg/l. A conduta terapêutica adequada para o caso é:
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Ondas T achatadas e alargadas, depressão do segmento ST e ondas U proeminentes são exemplos de achados eletrocardiográficos que devem estar presentes de forma isolada ou associada no ECG do paciente em questão.
Compartilhar