Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Maria, 35 anos, gesta III/II, II partos normais, foi trazida pelos vizinhos para maternidade apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. Ao examinar a paciente você verificou pressão arterial de 180x120 mmHg, edema de membros inferiores, fundo uterino de 36 cm, BCF 120 bpm, colo posterior e fechado. Um vizinho informa que a mesma não faz pré-natal e faz uso irregular de medicação anti-hipertensiva. A conduta adequada para Maria, neste momento, é:

A
indicar cesariana.
B
iniciar sulfato de magnésio e hidralazina venosa.
C
fazer diazepan venoso para prorrogar cesariana.
D
iniciar sulfato de magnésio e induzir o parto com ocitocina.
Paciente submetido à esofagectomia há dez dias. Queixa-se de dispneia e rigidez torácica. Radiografia do tórax revelou derrame pleural extenso. Submetido à drenagem torácica com a obtenção de líquido de aspecto leitoso. A conduta inicial é:
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Uma mulher de 30 anos é submetida a uma laparotomia exploradora de uma possível apendicite aguda. No procediemento cirurgico, é descoberto um divertículo cecal roto. Processo inflamatório local, embora não haja uma peritonite difusa manifesta. O tratamento de preferência é:
O risco de desenvolvimento de carcinoma da vesícula biliar em pacientes portadores de litíase vesicular está especialmente relacionado a:
Compartilhar