Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Maria, 40 anos, sem antecedentes patológicos, apresentou súbita tontura seguida de pré-síncope após caminhada de 30 minutos no plano. Avaliada em ambulatório, constatou-se apenas ritmo cardíaco irregular e pulso de 170bpm. O ECG demonstrou ausência de onda P e intervalo RR irregular. Qual dos exames abaixo é mais importante na avaliação da causa desta arritmia.

A
dosagem sérica de potássio e de magnésio
B
Holter cardíaco de 24 horas
C
ecocardiograma de estresse
D
teste ergométrico
E
dosagem sérica de TSH
Homem, 56 anos de idade, hipertenso, chega ao PS com quadro de tosse com expectoração amarelada, dispneia e febre há três dias. Nas últimas três horas vem se apresentando sonolento. Sinais vitais: PA = 80/30mmHg, FC = 130 bpm, TEC=4 seg, saturação O?= 90%, FR =30 ipm, Glasgow = 13, temperatura axilar = 38 °C, peso corporal=80 Kg. Qual a medida inicial mais importante para o controle pressórico?
Assinale a alternativa correta em relação ao estado de choque:
Em relação à cistinúria, doença autossômica recessiva em que pode haver formação de cálculos de cistina, é correto afirmar:
Entre os fatores de risco abaixo, qual não está associado com o desenvolvimento e expansão de um aneurisma de aorta, mas sim com o maior risco de ruptura?
Compartilhar