Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Maria, 40 anos, sem antecedentes patológicos, apresentou súbita tontura seguida de pré-síncope após caminhada de 30 minutos no plano. Avaliada em ambulatório, constatou-se apenas ritmo cardíaco irregular e pulso de 170bpm. O ECG demonstrou ausência de onda P e intervalo RR irregular. Qual dos exames abaixo é mais importante na avaliação da causa desta arritmia.

A
dosagem sérica de potássio e de magnésio
B
Holter cardíaco de 24 horas
C
ecocardiograma de estresse
D
teste ergométrico
E
dosagem sérica de TSH
Alcoólatra é admitido após queda da própria altura, em estado de coma profundo e com exame neurológico revelando: hiperpneia neurogênica, pupilas mediodilatadas e não fotorreagentes; diminuição do reflexo oculocefálico e esboçando postura de descerebração à direita. O local provável da lesão é:
Um recém-nascido com 30 semanas de idade gestacional e com peso de 1.200 gramas estava irritado e recusando o leite materno. No terceiro dia de internação na unidade de terapia intensiva neonatal, iniciou com dieta enteral. Após 4 dias, apresentou náuseas, vômitos e resíduo gástrico de aspecto bilioso. Evoluiu para distensão abdominal e evacuação de fezes com sangue. A radiografia simples de abdome mostrava significativa distensão de alças e pneumatose intestinal. O mais provável diagnóstico para esse recém-nascido é:
Durante consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos e que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. As manifestações observadas no exame clínico desse paciente permitem o diagnóstico da síndrome de Horner.
A doença de Hirschsprung ou (X), ocorre em 1:5000 recém-nascidos, mais comumente no sexo (Y) em 80% dos casos, exceto nas formas familiares, em que ambos os sexos são acometidos igualmente. Em 15 - 20% dos afetados após os cinco anos de idade, a doença manifesta-se por (Z). Escolha a alternativa que melhor completa as letras “X”, “Y” e “Z”.
Compartilhar