Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Mariana, 7 anos, atópica, portadora de asma brônquica, faz uso de várias medicações e realizou uma série de exames, porém apenas em uma das opções abaixo observa-se coerência com o quadro. Por favor, marque-a:

A
Seu volume expiratório forçado no primeiro segundo está aumentado.
B
Sua IgA sérica deve ser bastante aumentada.
C
A IgE sérica de Mariana pode estar elevada.
D
Nas crises graves, os anti-histamínicos são as drogas mais utilizadas por Mariana.
Com referência ao caso clínico de um paciente com obstrução mecânica do intestino delgado, assinale a opção incorreta.
Um homem de 52 anos de idade recorreu ao pronto-socorro de um hospital geral, queixando-se de intensa dor epigástrica com irradiação para região dorsal e vômitos que tiveram início cerca de 10 horas após o almoço. A avaliação clínica mostrou frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial de 110 mmHg x 75 mmHg. Os exames cardiovasculares e respiratórios não apresentam alterações. O exame do abdome mostrou ruídos hidroaéreos normais, moderada dor na região epigástrica, ausência de hepatoesplenomegalia, ausência dos sinais de Cullen de Blumberg de Jobert de Giordano e de Torres Homem. A avaliação laboratorial mostrou 16.500 leucocitos/mm³, hematócrito de 48% no hemograma, amilase sérica - 1.520 unidades por litro (U/L) - valores de referência: 20-125 U/L - lipase sérica = 2.800 U/L (valores de referência: 20-125 U/L), transaminase pirúvica = 180 U/L (valores de referência: 10-40 U/L), cálcio sérico, albumina, trigliceridios, eletrólitos, ureia e creatinina dentro da normalidade. O eletrocardiograma convencional mostrou apenas taquicardia sinusal. Tendo em conta o caso clínico descrito no texto, as potenciais complicações clinicas que podem ocorrer no paciente incluem o(a): I- síndrome do desconforto respiratório. II- insuficiência renal aguda. III- ascite. IV- diabetes melito permanente. V- síndrome de resposta inflamatória sistêmica. A quantidade de itens corretos é igual a:
Com relação à hipercalcemia, julgue os itens a seguir. I- Pode ser causada por hipoparatireodismo. II- Associa-se ao desenvolvimento de diabete insípido nefrogênico. III- Em pacientes com essa anormalidade, e possível observar encurtamento do intervalo QT no eletrocardiograma. IV- O espasmo laríngeo e o sinal de Trousseau são manifestações clínicas associadas a esse distúrbio. V- O uso de beta-2 agonistas por via inalatória é útil no tratamento agudo dessa alteração eletrolítica, até que a causa primária seja controlada. Estão certas apenas os itens:
É indicado o uso de trombólise intravenosa em paciente que tenha recebido o diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico, e que apresente:
Compartilhar