Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Mariana, 7 anos, atópica, portadora de asma brônquica, faz uso de várias medicações e realizou uma série de exames, porém apenas em uma das opções abaixo observa-se coerência com o quadro. Por favor, marque-a:

A
Seu volume expiratório forçado no primeiro segundo está aumentado.
B
Sua IgA sérica deve ser bastante aumentada.
C
A IgE sérica de Mariana pode estar elevada.
D
Nas crises graves, os anti-histamínicos são as drogas mais utilizadas por Mariana.
A síndrome torácica aguda é uma manifestação que ocorre em 30% dos indivíduos com anemia falciforme. Quanto as suas características e tratamento, podemos afirmar que:
Ainda em relação ao paciente anterior, 8 semanas após introdução do esquema-retroviral, o paciente passa a apresentar linfadenomegalia generalizada, com gânglios grandes com 4 cm de diâmetro , móveis, com consistência elástica, principalmente, em cadeias cervicais,axilares, e mediastinais. Os exames realizados 4 semanas após a introdução do esquema antiretroviral, mostravam contagem de CD4 = 200 células/mm e cv = abaixo do limite mínimo de detecção. A principal hipótese diagnóstica e tratamento são:
Uma adolescente, com 12 anos de idade, apresenta 3 episódios diários de comprometimento de consciência com duração de cerca de 20 segundos, sem confusão pós-crítica. Qual dos itens abaixo seria mais útil durante a consulta neurológica?
Mulher, com 35 anos de idade, há cerca de 1 ano refere intensa dor pélvica crônica que se acentua durante o período menstrual e melhora com anti-inflamatórios. É tercigesta , teve 3 cesárias e fez laqueadura durante o último parto, há 8 anos.Teve 4 parceiros sexuais no último ano. Ao exame físico, observa-se útero de tamanho normal, retrovertido, pouco móvel e com dor à mobilização do colo. Qual deve ser a primeira hipótese diagnóstica?
Compartilhar