Questões na prática

Ortopedia

Ortopedia

Mariana tem dois anos de idade e queixa-se de dor intensa no braço esquerdo e limitação de movimentos. Ao exame, apresenta: incapacidade de flexão e pronação do cotovelo esquerdo. A mãe relata que a criança foi segurada pelo braço e erguida do chão de forma brusca e violenta pelo pai. A principal suspeita é de:

A
entorse do punho.
B
subluxação de cabeça do rádio.
C
luxação da escápula.
D
fratura da clavícula.
A respeito da correção de distúrbios hidroeletrolíticos no paciente cirúrgico é CORRETO afirmar:
Com referência às manobras ABCD da ressuscitação cardiorrespiratória em lactentes, crianças e adultos, considere as a?rmativas a seguir. I. Relação compressão-ventilação de: 30:2 (1 ou 2 socorristas) para adultos; para lactentes e crianças, a relação é de 30:2 (socorrista sozinho) e 15:2 (2 socorristas). II. Quando uma vítima adulta estiver sem resposta, deve-se acionar imediatamente o socorro; se for na faixa etária pediátrica, iniciar 5 ciclos de RCP e depois acionar o socorro. III. Avaliação da circulação em artéria carótida (adultos e crianças) e artéria braquial ou femoral (lactentes). IV. Frequência das compressões: adultos (80/min) e lactentes e crianças (120/min). Assinale a alternativa correta.
O risco pré-operatório em cirurgias eletivas pode ser predito por alterações clínicas de uma determinada população. A classificação da Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA) criou uma classificação que se baseia no exame clínico. Quanto a esta classificação é correto afirmar que:
João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 anos e doença diverticular. Exame físico: Tax 36.5°C, PA 90 X 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28 irpm. Exames laboratoriais iniciais hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm³, creatinina 1,6 mg/dl, ureia 78 mg/dl, K 4,9 mEq/I, Na 140 mEq/I. A causa mais provável do quadro abdominal agudo é:
Compartilhar