Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Maria Santos, 25 anos, diabética tipo 1, desenvolveu insuficiência renal nos últimos 02 anos. Ainda não faz diálise. Seu hemograma apresenta hb; 9 g/dl ht; 28%. As hemácias são normocrômicas e normocíticas. Qual a causa correta?

A
Deficiência de eritropoetina.
B
Imuno-hemólise.
C
Deficiência enzimática no eritrócito.
D
Policitemia vera.
E
Anemia sideroblástica.
Dadas afirmativas que seguem: I- Sintomas como cefaleia, vômitos, convulsões, perda de consciência e ptose palpebral são alguns sintomas de um possível aneurisma cerebral. II- Aterotrombose e aterosclerose na artéria carótida externa podem levar a um acidente vascular encefálico (ou acidente vascular cerebral). III- A retina funcionalmente está dividida em nove camadas sendo uma delas composta por corpos celulares de neurônio unipolares. IV- O estrabismo é um “desbalanceamento” existente na inervação responsável pela motricidade dos músculos extrínsecos dos olhos, podendo a causa deste problema ser genética. V- A criança que nasce com glaucoma ou que desenvolve o glaucoma nos primeiros anos de vida, geralmente apresenta sintomas característicos, como olhos embaçados, sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, globo ocular aumentado e córnea grande e opaca. Está(ão) correta(s)
Em relação ao desenvolvimento da síndrome de Stevens-Jonhson, quais as drogas que representam maior risco relativo em análises multivariadas?
Mulher de 50 anos com história de Ca de mama desenvolve metástases múltiplas. Com a progressão da doença ela desenvolveu anemia com leucopenia e plaquetopenia. A possibilidade de anemia mielotísica é considerada. Qual dos seguintes achados no sangue periférico deve fortemente suportar este diagnóstico?
Pré-escolar de 3 anos é atendido com tosse produtiva, principalmente noturna, e obstrução nasal há 15 dias. A mãe refere infecção de vias aéreas superiores no início do quadro. O diagnóstico provável é:
Compartilhar