Marisa, 24 anos, obesa mórbida, foi submetida a cirurgia de redução gástrica por pela técnica de Fobbi-Capella. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Este quadro sugere:
A
Deiscência de sutura de coto duodenal.
B
Fístula na anastomose gastro-jejunal.
C
Lesão inadvertida da vesícula biliar.
D
Fístula na anastomose jejuno-jejunal.
Outras questões
Recém nascido do sexo masculino apresenta flacidez abdominal, criptorquidia bilateral e dilatação pielocalicial bilateralmente. O provável diagnóstico, nesse caso, é:
Quanto ao atendimento de vertigem e tontura no ambiente de atenção básica, é correto afirmar que:
Um homem de 72 anos notou discreto abaulamento na região inguinal esquerda, há três meses. Não tem história de dor no local nem outras queixas ou sintomas. Seu hábito intestinal é normal e não tem antecedentes cirúrgicos. Também não tem sintomas que sugiram prostatismo. É hipertenso controlado e não tem outras morbidades. Vive sozinho e trabalha 3 vezes por semana como voluntário em um hospital universitário. Um cirurgião o examina e faz o diagnóstico de hérnia inguinal e recomenda apenas observação. Essa conduta é
Mulher, 19a, previamente hígida, é admitida em Ambulatório para investigação após a ocorrência de 3 episódios de pancreatite aguda nos últimos 6 meses. Nega: etilismo, uso de medicações pancreatotóxicas, histórico familiar de casos semelhantes. Em duas ultrassonografias de abdome recentes, não foram observadas alterações em vesícula ou vias biliares intra e extra-hepáticas. Assinale a alternativa correta: