Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Marque a alternativa CORRETA:

A
níveis séricos elevados de creatinina e ureia não causam, por si, vários sinais e sintomas da síndrome urêmica.
B
surto de tosse aguda é mais frequentemente causado por infecção respiratória baixa.
C
a doença de Osler-Rendu-Weber, teleangiectasia hemorrágica hereditária, afeta exclusivamente o trato digestivo.
D
hipertensão arterial é importante fator de risco para acidente vascular encefálico hemorrágico, não influenciando o tipo isquêmico.
A causa mais comum de sangramento baixo em crianças é:
O método de escolha para diagnóstico de qualquer cardiopatia congênita no recém-nascido:
Lactente com 8 meses é levado a unidade básica de saúde para atualização de seu cartão vacinal e fazer uma consulta. Período gestacional sem intercorrências, sorologias materna normais. Nasceu prematuro de 28 semanas e evoluiu com cianose e dificuldade respiratória. Foi intubado em sala de parto e transferido para a UTI neonatal. Feito diagnóstico de membrana hialina, recebeu surfactante e permaneceu em ventilação mecânica por um mês. Ainda recebeu diagnóstico de cardiopatia congênita e passou por correção cirúrgica aos três meses. Apresentou várias complicações infecciosas no pós-operatório, permanecendo internado até a idade de sete meses. Não recebeu nenhuma vacina durante o período de internação e nem após alta hospitalar, exceto a primeira dose de hepatite B e BCG. Ao exame físico não apresenta cicatriz vacinal. Considerando o caso apresentado, é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa CORRETA. Para triagem de cardiopatia congênita grave, deve-se realizar a aferição da oximetria de pulso (“Teste do Coraçãozinho”) em todo recém-nascido, aparentemente saudável, com idade gestacional > 34 semanas, entre 24 e 48 horas de vida, antes da alta da Unidade Neonatal. Considera-se resultado normal:
Compartilhar