Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Marque a alternativa correta em relação às principais síndromes geriátricas:

A
Os 5 I’s da geriatria ou gigantes da geriatria são: insuficiência cognitiva, instabilidade postural, iatrogenia, imobilidade e incontinências.
B
As incontinências urinárias em idosos são irreversíveis.
C
As Iatrogenias ocorrem exclusivamente por erros médicos.
D
Depressão não causa insuficiência cognitiva em idosos.
E
A insuficiência cognitiva não reversível e neurodegenarativa mais comum é a Demência Vascular.
Ângela tem 42 anos e é casada com Cláudio há onze anos. Nos últimos meses Cláudio vem notando alterações no comportamento da esposa tais como irritabilidade, choro fácil, sudorese nas mãos, emagrecimento, apesar de não ter percebido diminuição no apetite ou na quantidade de alimentação. Ângela reclama ainda de sentir muito calor e de estar apresentando palpitações frequentes. Após análise dos dados explicitados por Ângela e Cláudio, a principal suspeita diagnóstica é:
Josefina, de 54 anos, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com o diagnóstico de colecistite aguda, posteriormente confirmada por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento clínico indicado incluiu dieta zero, hidratação venosa, analgesia e antibioticoterapia. O uso de antibiótico, indicado para Josefina, tem como finalidade a cobertura da infecção por germes do tipo GRAM:
Faz parte da monitorização obrigatória em pacientes submetidos a regimes de Nutrição Parenteral Total (NPT), EXCETO:
Dependendo da rapidez da queda da concentração plasmática do sódio, hiponatremia pode causar convulsões e coma. Hiponatremia é classificada como severa quando:
Compartilhar