Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Marque a alternativa CORRETA. O desenvolvimento do câncer de colo uterino é associado com:

A
infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).
B
infecção por clamídia.
C
infecção por cândida.
D
infecção por herpes vírus.
Paciente 22 anos, primigesta, é admitida em trabalho de parto efetivo, com idade gestacional estimada de 38 semanas e 5 dias, com base na data da última menstruação. A bolsa amniótica estava íntegra, com cervicodilatação de 2 centímetros, apresentação cefálica, e amnioscopia evidenciando liquido claro com grumos. Ao ser interrogada sobre seus antecedentes, negou ter feito pré-natal, e seu namorado, pai da criança, encontrava-se detido há 3 anos na penitenciária estadual. No processo de internação, foi submetida ao teste rápido anti-HIV, cujo diagnóstico foi reagente. De acordo com orientações do Ministério da Saúde (2006), a conduta mais apropriada para o caso incluirá:
Durante assistência ao período expulsivo prolongado de gestante de 39 anos, VI Gesta, V para (5 partos normais), que desenvolveu intolerância à glicose durante o pré-natal, o obstetra sofre dificuldade, após o desprendimento do polo cefálico, de avançar no desprendimento dos ombros (biacromial), que é acompanhada pela face pletórica da criança. Dentre as manobras que podem auxiliar na ultimação do parto, podem ser citadas:
Nas fraturas supra condilianas do úmero, pode ocorrer como complicação, uma lesão nervosa. Qual o nervo que é o mais comumente acometido nesse tipo de complicação?
Num paciente com hipertensão arterial sistêmica, sem tratamento, espera-se que a ação do aumento do tônus simpático e da diminuição do tônus parassimpático venha determinar cronicamente alterações:
Compartilhar