Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Marque a alternativa CORRETA. Qual dessas condições é característica da eclâmpsia e não da pré-eclâmpsia?

A
Proteinúria.
B
Edema.
C
Convulsões.
D
Hipertensão arterial.
Menino de 3 anos, previamente hígido, apresenta febre há 1 dia (temperatura máxima = 38,5°C), sem outros sintomas. Trazido de ambulância ao serviço de emergência devido a crise convulsiva tônico-clônica generalizada que ocorreu há 30 minutos, com duração de cerca de 3 minutos. À admissão, o paciente está em BEG, corado, hidratado, ativo, T (axilar) = 38°C, pontuação na escala de coma de Glasgow = 15, frequência cardíaca = batimentos/minuto; frequência respiratória = 22 movimentos/minuto; pressão arterial = 90 x 50 mmHg, sem sinais meníngeos, alterações ao exame neurológico ou outros. Com relação ao quadro descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Na queimadura por gases aquecidos, o fenômeno da respiração fica prejudicado:
Uma criança de quatro meses apresenta a seguinte avaliação em relação à pesquisa dos marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária (dos 4 aos 6 meses). Marcos presentes: busca ativa de objetos, já leva objetos à boca e localiza o som. Marco ausente: Não muda de posição ativamente (rola). Os marcos de desenvolvimento das faixas etárias anteriores estão todos presentes. De acordo com essa avaliação, qual a impressão diagnóstica CORRETA e a respectiva conduta recomendada na Caderneta de Saúde da Criança?
Leia as afirmações acerca dos aneurismas de aorta e responda: I- Os aneurisma abdominais são mais comuns que os torácicos; II- O tabagismo é o fator de risco mais importante associado ao desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal, seguido de idade, hipertensão e dislipidemia; III- A maioria dos aneurismas abdominais e torácicos são assintomáticos quando descobertos incidentalmente em um exame de rotina ou estudo de imagens.
Compartilhar