Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Marque a alternativa errada sobre o trauma cervical.

A
As lesões da zona I ocorrem na via do desfiladeiro torácico, que se estende do nível da cartilagem cricoide às clavículas.
B
As lesões da zona II ocorrem na área entre a cricoide e o ângulo da mandíbula.
C
A hemorragia na cavidade pleural pode ocorrer subtamente à ruptura de hematomas contidos.
D
A toracotomia nunca está indicada no trauma cervical.
Recém-nascido com 33 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 1440g, evolui com insuficiência respiratória, imediatamente após parto cesariana por doença hipertensiva específica da gestação. Gestante recebeu betametasona 24 horas antes do parto. O neonato apresentou gemência, tiragem intercostal, taquipnéia e cianose central. Qual o provável diagnóstico da doença do neonato?
Gestante de primeiro trimestre refere sangramento intermitente, sanioso, com aspecto de “suco de ameixa”. A palpação abdominal mostra útero aumentado de volume, amolecido, incompatível com a idade gestacional referida. A ultrassonografia mostra imagem de “flocos de neve”. A primeira hipótese diagnóstica deve ser:
Mulher, de 60 anos, com história de artrite reumatoide e frequentes ataques de pseudogota no joelho D apresenta uma história de febre com suores noturnos e dor intensa no mesmo joelho. O exame mostra uma temperatura axilar de 38,6°C, uma frequência cardíaca de 110 bpm, uma pressão arterial de 110/70 mmHg. O joelho D apresenta-se inchado, vermelho, quente e muito doloroso. A contagem leucocitária mostra 15.800 leucócitos, com 80% de neutrófilos, sendo 8% bastonetes. O exame do líquido articular apresentou uma contagem leucocitária de 160.000/mm³, com 95% de neutrófilos e presença de cristais no formato de agulha, birrefringentes. O Gram mostra cocos Gram-positivos agrupados. Entre as medidas a serem tomadas NÃO se inclui:
Com relação ao abdome Agudo por oclusão vascular intestinal, assinale a alternativa correta:
Compartilhar