Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Marque a alternativa FALSA em relação ao Lúpus Eritematoso Sistêmico:

A
Sintomas articulares ocorrem na maioria dos pacientes, sendo a artrite não erosiva um dos critérios para a doença, podendo ser assimétrica e migratória.
B
Procainamida e Hidralazina são exemplos de drogas que podem induzir o surgimento de Lúpus Eritematoso.
C
Fator Antinuclear (FAN) é positivo na maioria dos pacientes, e quando presente em moderado a altos títulos, recomenda-se solicitar a pesquisa direta de anticorpos, como o anti-DNA dupla hélice e o anti-Sm.
D
Psicose lúpica aguda e nefrite são condições que ensejam uso de corticoterapia em pacientes acometidos por lúpus.
E
Lesão discoide e fenômeno de Raynaud são critérios cutâneos usados para classificação do Lúpus Sistêmico e estão presentes em aproximadamente 70% dos pacientes acometidos.
Com relação aos sinais abaixo relacionados, assinale a ERRADA:
Mulher com 31 semanas de gestação (G3P2) desenvolveu quadro agudo de cefaleia, náuseas e vômitos. Por ocasião da consulta, queixou-se de mal-estar e informou que a urina apresentava-se escura. Ao exame, a pressão arterial era de 140X80 mmHg, as mucosas estavam ictéricas e havia contrações uterinas. Os batimentos cardiofetais eram de 144 bpm. Qual o diagnóstico mais provável?
Mulher com 18 semanas de gestação veio à consulta pré-natal trazendo resultado de dosagem de glicemia de jejum de 128 mg/dl. Qual a conduta mais adequada?
Mulher de 70 anos apresentou lesão ulcerada com 5 cm de diâmetro na grande curvatura do corpo gástrico. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma com células em anel de sinete. Exames de estadiamento não demonstraram doença metastática. Avaliação clínica pré-operatória mostrou baixo risco cirúrgico. Qual a conduta mais adequada?
Compartilhar