remodelamento ventricular se refere às mudanças na massa, volume, forma e composição do ventrículo esquerdo que acontece após injúria cardíaca e/ou condições hemodinâmicas anormais.
B
um fator predisponente para bacteriúria em homens é obstrução uretral secundária a hipertrofia prostática.
C
necrose de hepatócitos é a condição que libera as aminotransferases para o sangue e há boa correlação do nível sérico com o grau de lesão hepática.
D
bactérias anaeróbias têm papel importante em pneumonias somente quando episódio de aspiração ocorre dias a semanas anteriores ao início da doença.
Outras questões
São contraindicações absolutas à realização do transplante de fígado:
L.M.A., 20 anos, refere quadro de congestão nasal e lacrimejamento há 15 dias, evoluindo há dois dias com gotejamento pós-nasal, cefaleia e tosse. Ao realizar endoscopia nasal, foi visualizada secreção amarelada drenando do meato médio à esquerda. Qual o provável diagnóstico e a conduta indicada?
Mariana, 13 anos, chega ao ambulatório queixando-se de "dor no joelho", preocupada em participar da maratona para qual vem se preparando "há meses". O exame físico revela dor mal localizada na face anterior do joelho direito, sem sinais flogísticos, crepitações ou quaisquer outros sinais. A radiografia não evidenciou anormalidades. Com base na principal hipótese diagnóstica, é CORRETO afirmar que:
Considere as seguintes situações de dissecção aguda da aorta tipo B: 1. Desobstrução de ramos viscerais, com ou sem uso de stents. 2. Fenestração endovascular na presença de isquemia grave de membro inferior. 3. Implante de stent na luz verdadeira, em dissecções não complicadas. 4. Implante de endoprótese recoberta, em paciente clinicamente instável, sem envolvimento abdominal. A terapia endovascular NÃO está justificada em consensos no(s) caso(s):