Marque a alternativa incorreta em relação às principais características da transmissão das hepatites virais:
A
O vírus da hepatite B é de transmissão parenteral, sexual e materno fetal e seu período de incubação varia de 30 a 180 dias
B
O vírus da hepatite A é de transmissão feca oral e tem período de incubação que varia de 15 a 45 dias
C
O vírus da hepatite C é de transmissão parenteral e sexual sendo o período do incupação de 15 a 150 dias
D
A forma de transmissão do vírus da hepatite E não é conhecida
E
Os portadores crônicos de vírus hepatotrópicos mesmo assintomáticos são capazes de transmitir hepatite e têm importância epidemiológica
Outras questões
Homem de 48 anos vai ao ambulatório com história de hipertensão arterial diagnosticada há 2 meses, em uso regular de enalapril 20 mg/dia, queixando cansaço e fadiga crônicos, sonolência excessiva, chegando a dormir ao assistir TV, ao ler um livro, ou até mesmo em uma fila enquanto aguarda para ser atendido. Esses sintomas iniciaram há 6 meses, de caráter progressivo. É tabagista e sedentário. Ao exame físico: PA = 152/102 mmHg, FC = 96 bpm, IMC = 33,2 kg/m2. A hipótese mais provável e o método de escolha para investigação são, respectivamente:
O sítio de implante metastático mais frequente no câncer de próstata é:
Em relação à litíase renal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) O composto mais comumente encontrado nos cálculos é o fosfato de cálcio.; ( ) Atinge mais frequentemente homens do que mulheres, em uma proporção de 2:1.; ( ) A taxa de recorrência de litíase em pacientes sem tratamento é de cerca de 10% em 10 anos.; ( ) Alta ingesta de sódio induz hipercalciúria, o que pode aumentar o risco de formação de cálculos.; ( ) O citrato e o magnésio são considerados inibidores da cristalização urinária. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Considere um paciente do sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico de hérnia inguinal D há um ano. Apresenta queixas de trânsito intestinal alterado e prostatismo. A cirurgia de dissecção do saco herniário e do cordão espermático exigiu uso intensivo do eletrocautério. No 7° dia de pós-operatório, o paciente queixa-se de dor e aumento de volume testicular. Ao exame clínico, edema de bolsa escrotal, sem sinais de infecção. O diagnóstico mais provável dessa complicação e a conduta mais adequada para o caso são, respectivamente: