Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Marque a alternativa incorreta em relação às principais características da transmissão das hepatites virais:

A
O vírus da hepatite B é de transmissão parenteral, sexual e materno fetal e seu período de incubação varia de 30 a 180 dias
B
O vírus da hepatite A é de transmissão feca oral e tem período de incubação que varia de 15 a 45 dias
C
O vírus da hepatite C é de transmissão parenteral e sexual sendo o período do incupação de 15 a 150 dias
D
A forma de transmissão do vírus da hepatite E não é conhecida
E
Os portadores crônicos de vírus hepatotrópicos mesmo assintomáticos são capazes de transmitir hepatite e têm importância epidemiológica
Lactente de 4 meses vai ao Posto de Saúde para aplicar as vacinas de rotina. A mãe informa à técnica que não formou a cicatriz da BCG. A conduta a ser seguida é:
Homem de 35 anos, auxiliar geral, refere há 5 dias dor na região lombar baixa, sem irradiação que piora com a movimentação da coluna e que melhora com o repouso. Nega trauma local e outras queixas. A dor é considerada de média intensidade, melhorando com o uso de analgésicos e relaxantes musculares. Ao exame físico, há dor na região lombar baixa, à flexão e extensão máxima da coluna. Qual exame subsidiário você solicitaria para este caso?
Criança com 5 anos de idade, irmão de paciente com Tuberculose pulmonar bacilífera, foi ao Posto de Saúde para exame de comunicante. A criança não foi vacinada com BCG. Não apresentava queixas gerais ou respiratórias. O exame físico estava sem alterações. PPD: 11 mm. A Radiografia de tórax mostrou um nódulo calcificado de 6 mm no terço médio do pulmão direito. Qual a conduta?
Atualmente, a denominação de úlcera de Marjolin é usada quando neoplasias malignas se desenvolvem sobre úlceras, fístulas e cicatrizes de diversas etiologias e é caracterizada anatomopatologicamente como:
Compartilhar