Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Marque a alternativa INCORRETA sobre as manifestações clínicas mais frequentes no comportamento sistêmico multibacilares (MB) da hanseníase:

A
a disfunção erétil, impotência, esterelidade e ginecomastia podem ocorrer na forma clínica virchowiana (V).
B
a hepatoesplenomegalia ocorrem na forma clínica virchowiana (V) acarretando graves alterações nas provas laboratoriais.
C
Livedo reticular e Edema crônico de membros inferiores podem preceder as manifestações dermatológicas clássicas da hanseníase, devido à insuficiência venosa e flebite hansênica.
D
A mucosa nasal sofre importante infiltração, que dificulta a respiração provocada pela obstrução, ocorrendo rinorreia, epístaxe, infecção, ulceração, perfuração do septo nasal, podendo levar ao desabamento da pirâmide nasal.
Mulher, 55 anos, apresenta formigamento em ambas as mãos, não associado a esforço ou atividade manual intensa. Sem doença pregressa. Ao exame físico, apresenta teste de Phalen positivo e, ao teste discriminativo digital, refere diminuição da sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio. ENMG recente aponta lentificação da velocidade sensitiva e motora do estímulo no punho. A síndrome mais provável dessa paciente é a do:
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
Assinale a alternativa incorreta.
Lactente de um ano de idade, nascido a termo e com peso adequado, é atendido em uma consulta de puericultura. Os pais trazem a criança regularmente e ela está com o esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde rigorosamente em dia. Quais vacinas você orientaria para a criança receber nesta visita, seguindo o calendário do Ministério da Saúde?
Compartilhar