Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Marque a alternativa INCORRETA sobre as manifestações clínicas mais frequentes no comportamento sistêmico multibacilares (MB) da hanseníase:

A
a disfunção erétil, impotência, esterelidade e ginecomastia podem ocorrer na forma clínica virchowiana (V).
B
a hepatoesplenomegalia ocorrem na forma clínica virchowiana (V) acarretando graves alterações nas provas laboratoriais.
C
Livedo reticular e Edema crônico de membros inferiores podem preceder as manifestações dermatológicas clássicas da hanseníase, devido à insuficiência venosa e flebite hansênica.
D
A mucosa nasal sofre importante infiltração, que dificulta a respiração provocada pela obstrução, ocorrendo rinorreia, epístaxe, infecção, ulceração, perfuração do septo nasal, podendo levar ao desabamento da pirâmide nasal.
Em relação ao antígeno específico prostático, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 2 anos de idade apresenta retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e microcefalia. A investigação mostra: cariótipo 46XX; tomografia de crânio com calcificações periventriculares; liquor com 2 células, 5 hemácias, 12 proteína, 67 glicose; fundo de olho com coriorretinite. Qual o diagnóstico mais provável?
Um caso de meningite meningocócica foi identificado em uma menina da 8ª série, do turno da tarde de uma escola. A conduta a ser adotada, a partir da notificação do caso é:
Lactente de nove meses deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de broncopneumonia. Ao exame físico chama a atenção o alargamento epifisário e a proeminência das junções costocondrais. Os níveis séricos esperados de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina são, respectivamente:
Compartilhar