Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Marque a alternativa INCORRETA sobre as manifestações clínicas mais frequentes no comportamento sistêmico multibacilares (MB) da hanseníase:

A
a disfunção erétil, impotência, esterelidade e ginecomastia podem ocorrer na forma clínica virchowiana (V).
B
a hepatoesplenomegalia ocorrem na forma clínica virchowiana (V) acarretando graves alterações nas provas laboratoriais.
C
Livedo reticular e Edema crônico de membros inferiores podem preceder as manifestações dermatológicas clássicas da hanseníase, devido à insuficiência venosa e flebite hansênica.
D
A mucosa nasal sofre importante infiltração, que dificulta a respiração provocada pela obstrução, ocorrendo rinorreia, epístaxe, infecção, ulceração, perfuração do septo nasal, podendo levar ao desabamento da pirâmide nasal.
Sobre o transplante de órgãos abdominais, assinale a alternativa INCORRETA:
Senhor de 40 anos, há 12 horas, relata tremores, náusea, tontura, palpitações e sudorese fria. Negou uso prévio de medicações ou doenças físicas. Relatou uso de álcool e tabaco diariamente, sendo que o último uso foi há 16 horas. Negou uso ou abuso de outras substâncias. Optou-se apenas por hidratar e após 4 horas evoluiu com alucinações visuais, onde relatava estar vendo cobras e aranhas. O diagnóstico mais provável é síndrome de abstinência ao álcool com delirium. No caso, a melhor conduta medicamentosa será:
Alexandre, 56 anos de idade, é internado para investigação de melena. Ele relata dor epigástrica há dois meses, que o tem impedido de se alimentar nos últimos dias. Relata que perdeu 8 kg de peso nesse período. O hemograma evidencia uma discreta anemia. A endoscopia digestiva evidencia uma lesão com características neoplásicas em antro gástrico obstruindo parcialmente o piloro. Assinale a alternativa CORRETA em relação à maneira de prepará-lo para o tratamento cirúrgico?
Qual é a causa mais comum de óbito pós-operatório precoce na cirurgia eletiva do aneurisma de aorta abdominal?
Compartilhar