A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta a agressão endotelial, acometendo principalmente a camada média de artérias de médio e grande calibre.
B
O diagnóstico de síndrome metabólica requer a presença de obesidade abdominal como condição essencial. A pressão arterial sistólica > ou = 135 mmHg não é critério obrigatório.
C
Os fitosterois, que são encontrados apenas nos vegetais, reduzem a colesterolemia e a trigliceridemia por competirem com absorção destes na luz intestinal.
D
As estatinas reduzem a mortalidade cardiovascular e incidência de eventos isquêmicos coronários agudos e a necessidade de revascularização do miocárdio; entretanto, não apresentaram efeito benéfico na redução de incidência de acidente vascular cerebral (AVC).
E
O ácido nicotínico reduz a ação na lipase tecidual nos adipócitos; levando à redução do triglicerídio e do colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL.
Outras questões
Pedro, 2 anos de idade, chega ao PS com história de febre alta há 1 dia associada a vômitos e queda do estado geral, má perfusão periférica, sem sinais meníngeoas e sem déficits neurológicos focais e presença de petéquias em face e tronco. Realizada coleta de LCR por punção lombar, obtivemos o seguinte resultado de exame: 200 leucócitos por mm3, sendo 80% neutrófilos, proteinorraquia de 40 mg/dl e glicorraquia de 50 mg/dl. Em relação ao tratamento, o mais indicado é:
Qual das doenças abaixo NÃO apresenta relação com o coração?
Paciente masculino de 80 anos com diagnóstico de demência, ICC com fibrilação atrial recorrente, usando amiodarona regularmente, constipação com uso intenso de laxativos. Chega à consulta oftalmológica com piora importante de acuidade visual. No exame apresentava xerose conjuntival, placas esbranquiçadas em conjuntivas e ulceração com necrose da córnea. A esposa refere ter observado quedas frequentes quando o paciente se dirigia ao banheiro durante a madrugada nos últimos meses. Em relação ao quadro clínico, é CORRETO afirmar que:
Homem de 80 anos vai ao consultório médico referindo indisposição e hiporexia de início há três meses. Faz uso de Sinvastatina e Doxazosina para tratamento de dislipidemia, hipertensão arterial e hiperplasia prostática benigna de longa data. Fez um hemograma que mostrava: Ht 29%; VCM 82 fl; RDW 14%; série branca e plaquetária normais; e tinha um VHS de 42 mm. Ao exame clínico, estava levemente descorado e emagrecido, sem outras alterações. A causa mais provável da anemia desse paciente é