Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Marque a resposta correta:

A
A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta a agressão endotelial, acometendo principalmente a camada média de artérias de médio e grande calibre.
B
O diagnóstico de síndrome metabólica requer a presença de obesidade abdominal como condição essencial. A pressão arterial sistólica > ou = 135 mmHg não é critério obrigatório.
C
Os fitosterois, que são encontrados apenas nos vegetais, reduzem a colesterolemia e a trigliceridemia por competirem com absorção destes na luz intestinal.
D
As estatinas reduzem a mortalidade cardiovascular e incidência de eventos isquêmicos coronários agudos e a necessidade de revascularização do miocárdio; entretanto, não apresentaram efeito benéfico na redução de incidência de acidente vascular cerebral (AVC).
E
O ácido nicotínico reduz a ação na lipase tecidual nos adipócitos; levando à redução do triglicerídio e do colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL.
O diagnóstico de convulsão febril na infância é eminentemente clínico e, para tanto, alguns critérios devem ser considerados. Dos critérios abaixo, qual tem relação com convulsão febril?
Em uma consulta de rotina do Posto de Saúde, você atende uma criança que apresenta as seguintes habilidades: anda com apoio, aproxima-se quando é chamada, bate palmas, solta um objeto sob comando, emite 1 ou 2 palavras com significado. Considerando as diretrizes com referência à faixa superior da normalidade, você diria que essa criança tem quanto tempo?
Paciente de 55 anos, assintomático, apresenta diagnóstico de câncer de próstata. PSA total: 12,5. Toque retal: próstata endurecida em lobo direito. Biópsia de próstata: adenocarcinoma de próstata. Gleason 8 (5+3). Todos os fragmentos comprometidos em lobo direito. Estadiamento não evidenciou doença a distância. T2bN0M0. Qual (is) a (s) opção (ões) de tratamento para este paciente?
No paciente que se apresenta com clínica de rinossinusite aguda, devemos desconfiar de infecção bacteriana ao invés de viral quando:
Compartilhar