Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Marque a resposta correta:

A
A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta a agressão endotelial, acometendo principalmente a camada média de artérias de médio e grande calibre.
B
O diagnóstico de síndrome metabólica requer a presença de obesidade abdominal como condição essencial. A pressão arterial sistólica > ou = 135 mmHg não é critério obrigatório.
C
Os fitosterois, que são encontrados apenas nos vegetais, reduzem a colesterolemia e a trigliceridemia por competirem com absorção destes na luz intestinal.
D
As estatinas reduzem a mortalidade cardiovascular e incidência de eventos isquêmicos coronários agudos e a necessidade de revascularização do miocárdio; entretanto, não apresentaram efeito benéfico na redução de incidência de acidente vascular cerebral (AVC).
E
O ácido nicotínico reduz a ação na lipase tecidual nos adipócitos; levando à redução do triglicerídio e do colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL.
Trabalhador que tem como profissão jateamento de areia, esta sujeito a adoecer por qual pneumoconiose?
Paciente de dois anos no pós operatório de TU cerebral apresenta sonolência e hiponatremia persistente (Na = 130). Entre as alternativas abaixo assinale aquela que menciona a complicação mais comum e a conduta mais adequada:
São causas orgânicas que podem gerar tanto psicose quanto depressão e mania, EXCETO:
Paciente, 35 anos, do sexo masculino, foi diagnosticado com aneurisma de aorta abdominal infra-renal de 4,5 cm no seu maior diâmetro. O tratamento mais indicado para esse paciente será:
Compartilhar