Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Marta, 60 anos, refere diagnóstico de DM há 15 anos. Iniciou uso de insulina NPH 20 UI SC, pela manhã há 5 anos. Vem ao consultório com queixa de sudorese fria e mal-estar há 1 hora. Ao exame físico, apresenta-se pálida, hidratada, taquicárdica e rítmica, PA = 150; 100mmHg, sem outras alterações. A melhor conduta é:

A
iniciar beta-bloqueador com retorno no consultório em 2 semanas
B
fazer uma glicemia capilar e solicitar um ECG
C
iniciar bloqueador de canal de cálcio e retorno no consultório em 2 semanas
D
pedir exames gerais e iniciar sulfato ferroso
E
encaminhar ao pronto-atendimento para transfusão sanguínea
O principal sintoma e o tratamento mais indicado para fissura anal crônica são, respectivamente:
Em qual das técnicas para correção da hérnia inguinal sem tensão a tela de polipropileno não é colocada no espaço pré peritoneal:
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Compartilhar