Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. Além de um programa de exercícios físicos, suporte nutricional e suplementação de cálcio e vitamina D e levando-se em conta a melhor relação custo-benefício, o que mais poderia ser prescrito para a freira MCR?

A
Um modulador seletivo de receptor estrogênico (SERM) como o raloxifeno
B
Um bifosfonato como o aleandronato ou o risedronato
C
Não há necessidade de outras medidas além das descritas
D
Terapia hormonal estrogênica por via transdérmica
Lactente, 4 meses, apresenta baixo ganho de peso, dispneia às mamadas, cianose ungueal e labial e sopro sistólico em borda esternal esquerda. A provável cardiopatia congênita é:
Com relação às doenças respiratórias e infecciosas, julgue o item a seguir. A perda auditiva induzida por ruído, causada por agentes como ruído industrial e produtos químicos, geralmente é bilateral, possui natureza neurossensorial e, uma vez instalada, é incurável.
No que concerne à atenção à saúde da criança, julgue o próximo item. Caso a criança tenha dor de ouvido, a suspeita de otite média aguda deve ser considerada. Além disso, a presença de abaulamento e hiperemia da membrana timpânica são os dois sinais mais importantes no diagnóstico diferencial quando a cultura de secreção é negativa.
A sintomatologia do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode apresentar três subtipos: predominantemente desatento (seis sintomas ou mais de desatenção e < 6 sintomas de hiperatividade/compulsividade), predominantemente hiperativo/impulsivo (seis sintomas ou mais de hiperatividade/compulsividade e < 6 sintomas de desatenção) ou combinado (seis ou mais sintomas em ambas as dimensões). É critério de HIPERATIVIDADE/COMPULSIVIDADE:
Compartilhar