Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

M.D.A., de sete anos, sexo masculino, tem apresentado dificuldades escolares. A professora notou que a criança tem períodos rápidos de parada das atividades, não responde quando chamado e tem olhar parado. Estes períodos são de curta duração de, no máximo, um minuto, porém se repetem várias vezes. Não refere nenhuma outra queixa e os exames clínicos e neurológicos são normais. Foi pedido um EEG e o laudo revelou atividade de espícula onda lenta 3 Hz difusa. Qual o diagnóstico para essa criança?

A
Esclerose temporal mesial.
B
Epilepsia mioclônica juvenil.
C
Ausência simples.
D
Epilepsia benigna da infância.
Dois pacientes com sequela de trauma raquimedular ocorrido há mais de dois anos se encontram na recepção do Ambulatório de Neuro-urologia e conversam sobre os tratamentos que estão realizando. O primeiro foi vítima de capotamento automobilístico e sofreu lesão medular no nível C2 a C4. Já o segundo, foi vítima de esmagamento e sofreu lesão no nível S2 a S4. Qual o padrão provável de contratilidade da musculatura detrusora esperado no primeiro e no segundo paciente, respectivamente?
Em relação às nefropatias associadas às doenças sistêmicas, é CORRETO afirmar que:
O sítio de implante metastático mais frequente no câncer de próstata é:
RN pós-termo, nasce deprimido necessitando manobras de reanimação neonatal devido presença de líquido meconial espesso; evoluiu com necessidade de ventilação mecânica e internação em UTI Neonatal. Dentre as complicações mais comuns que podem ocorrer na Síndrome de aspiração meconial, assinale a correta:
Compartilhar