Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mecânico de 48 anos, hipertenso há 5 anos, em uso diário de hidroclorotiazida-25,0mg/dia e captopril-50mg duas vezes ao dia, apresenta PA = 150x90 em 3 verificações nessa avaliação ambulatorial. O ECG mostra bloqueio AV de 2º grau. Para o controle da HAS está contraindicado:

A
associar verapamil.
B
aumentar a dose/dia de captopril.
C
substituir o captopril por losartan.
D
associar alfametildopa.
Entre as causas de delirium, em pacientes com câncer, incluem-se, EXCETO:
A dor lombar inflamatória se caracteriza por:
Sobre as queimaduras decorrentes de eletricidade, é correto afirmar que:
MWS, do sexo feminino, com 10 anos de idade, natural e procedente de Recife, apresenta queixas de lesões cutâneas pruriginosas há 2 dias. A genitora relata que a paciente, há 4 dias, apresentou coriza nasal mucopurulenta, cefaleia e febre elevada. No terceiro dia de doença procurou uma Urgência, onde foi prescrita amoxacilina, pelo diagnóstico de sinusite. Após uso do antibiótico, a paciente apresentou, de forma súbita, episódio de lesões cutâneas eritematosas, de bordos elevados, com contornos geográficos, intensamente pruriginosa e com edema bipalpebral. Procurou um Serviço de Urgência, onde foi aplicada adrenalina injetável, que fez melhorar totalmente as placas e o edema, e prescrito antialérgico três vezes ao dia para residência. Em relação a este caso clínico, assinale a alternativa correta.
Compartilhar