Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mecânico de 48 anos, hipertenso há 5 anos, em uso diário de hidroclorotiazida-25,0mg/dia e captopril-50mg duas vezes ao dia, apresenta PA = 150x90 em 3 verificações nessa avaliação ambulatorial. O ECG mostra bloqueio AV de 2º grau. Para o controle da HAS está contraindicado:

A
associar verapamil.
B
aumentar a dose/dia de captopril.
C
substituir o captopril por losartan.
D
associar alfametildopa.
Um paciente de 23 anos refere episódios súbitos e recorrentes de taquicardia, sudorese e dispneia, com parestesia de extremidades e sensação de opressão torácica. Refere ainda que nestes episódios apresenta sensação de irrealidade e de estar distante de si mesmo. Qual é o diagnóstico mais provável deste paciente?
Dor no ombro é a terceira queixa musculoesquelética mais frequente de consulta médica. Com o avançar da idade, alterações degenerativas do manguito rotador podem levar a sua rotura. Em relação à síndrome do impacto, assinale a alternativa correta.
Com referência às manobras ABCD da ressuscitação cardiorrespiratória em lactentes, crianças e adultos, considere as a?rmativas a seguir. I. Relação compressão-ventilação de: 30:2 (1 ou 2 socorristas) para adultos; para lactentes e crianças, a relação é de 30:2 (socorrista sozinho) e 15:2 (2 socorristas). II. Quando uma vítima adulta estiver sem resposta, deve-se acionar imediatamente o socorro; se for na faixa etária pediátrica, iniciar 5 ciclos de RCP e depois acionar o socorro. III. Avaliação da circulação em artéria carótida (adultos e crianças) e artéria braquial ou femoral (lactentes). IV. Frequência das compressões: adultos (80/min) e lactentes e crianças (120/min). Assinale a alternativa correta.
Quais são as patologias que devem estar incluídas obrigatoriamente, seguindo as evidências científicas atuais, em todos os protocolos de triagem neonatal?
Compartilhar